RELATÓRIO INTERNACIONAL ANALISA MUDANÇAS NO MERCADO MUNDIAL DE PETRÓLEO
A Agência Internacional de Energia (IEA) lançou um relatório para analisar as condições atuais do mercado de petróleo, em meio a um período conturbado do setor. O Relatório de Médio Prazo do Mercado de Petróleo (MTOMR) considerou fatores como a queda do preço do barril, o crescimento do gás de xisto e as medidas que podem ou não ser adotadas pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo nos próximos meses. Segundo o relatório, o mercado de petróleo pode fortalecer o xisto e revolucionar a maneira como as pessoas enxergam o equilíbrio entre oferta e procura.
Um dos indícios disso é a ausência de uma procura maior com a diminuição do preço dos barris. “Essa resposta incomum a menores preços é apenas mais um exemplo de como o xisto mudou o mercado. A escolha da OPEP por deixar o mercado se reequilibrar sozinho é um reflexo disso”, apontou a ex-diretora executiva da IEA, Maria Van der Hoeven (foto), que deixou o cargo nos últimos dias.
Ainda que cresça menos do que o previsto, a produção de petróleo no mundo deve continuar expandindo até o ano de 2020, adicionando mais de 5,2 milhões de barris por dia. Mesmo assim, as sanções ao Irã restringirão o crescimento da OPEP, que deve ser carregado pelo desenvolvimento do Iraque, correndo o risco de ser prejudicado por problemas geopolíticos.
Deixe seu comentário