RELATÓRIO DA ONU APONTA RECORDE DE INVESTIMENTOS MUNDIAIS EM ENERGIA RENOVÁVEL
A energia renovável bateu recorde de investimentos em 2011, somando cerca de R$ 257 bilhões aplicados ao redor de todo o mundo, segundo o relatório “Tendências Globais em Energia Sustentável”, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Os números foram apresentados pelo diretor do órgão, Achim Steiner (foto).
De acordo com o documento, o aumento de investimentos em energia renovável é uma realidade desde 2007, sendo que de lá para cá o montante subiu 94%. Já de 2010 para 2011, o crescimento do volume de recursos foi da ordem de 17%.
O relatório aponta ainda a China como a maior investidora na instalação de turbinas eólicas. O diretor do Pnuma aproveitou o momento para questionar a construção da usina de Belo Monte, já que, em sua opinião, a energia a partir dos ventos seria uma das apostas dos países desenvolvidos.
No entanto, Steiner ressaltou que o aumento do investimento em energia renovável se deve muito aos incentivos governamentais de cada país, que levaram à redução do custo das novas tecnologias.
Deixe seu comentário