RELATÓRIO DO CONSELHO GLOBAL DE ENERGIA EÓLICA DIZ QUE O BRASIL INTEGRARÁ RANKING DOS 10 MAIORES PRODUTORES
Durante apresentação do relatório Global Wind Report – Annual Market Update, o secretário-geral do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), Steve Sawyer, afirmou que o Brasil está perto de integrar o ranking dos dez maiores países produtores de energia eólica. A expectativa do conselho é que, em 2014, a capacidade instalada brasileira aumente em 47 GW.
O GWEC advertiu que, sem uma política climática global forte, é improvável que o crescimento do mercado retome a média de 20 a 25%, que o marcou nas últimas duas décadas. De acordo com o relatório, o mercado de energia eólica será liderado pela China, mas contará com forte recuperação nos Estados Unidos e instalações recorde no Canadá. O documento atualiza o status da indústria global, juntamente com as projeções do mercado para os anos 2014-2018.
Steve Sawyer afirmou que a energia eólica tem um futuro promissor no país e se tornou parte fundamental na composição da matriz elétrica brasileira. “Entretanto, para que a indústria atinja seu pleno potencial, é essencial que os governos levem a sério a mudança climática, e logo”, ressaltou. A presidente executiva da ABEEólica, Elbia Melo (foto), afirmou que 2014 será muito importante para o setor eólico brasileiro. “Colocaremos em operação 4 GW até o final do ano”, concluiu.
Deixe seu comentário