faixa - nao remover

RELATÓRIO INTEGRADO DA ENEVA MOSTRA QUE A COMPANHIA TEVE UM CRESCIMENTO DE 113% NA GERAÇÃO DE ENERGIA EM UM ANO

eneA Eneva conseguiu elevar a sua geração de energia bruta em 113%, crescendo de 6.299 GWh em 2023 para 13.433 GWh em 2024. O dado consta do documento da companhia  Relato Integrado 2024, que mostra a evolução da Eneva na garantia do fornecimento de energia confiável, enquanto o país avança na operação integrada de recursos intermitentes, como eólica e solar, em sua matriz energética. “Entendemos que o binômio renovável-gás é a forma mais eficaz de avançar na direção de uma transição energética com base estável e confiável. Nesse momento, de crescente aumento de demanda, acreditamos que é esse modelo que vai sustentar o processo de mudança e assegurar o suprimento de energia elétrica nacional”, afirma Flavia Heller, diretora-executiva de Estratégia e ESG da Eneva.

 Apesar do aumento significativo na geração de energia, em 2024, houve redução de 20% da intensidade de emissões do portfólio da empresa,  para 0,28 tCO2e/MWh,azulao refletindo melhorias operacionais e a entrada em operação da UTE Parnaíba V, fechamento de ciclo que viabilizou a geração de praticamente o dobro da energia da usina existente sem utilizar moléculas adicionais de gás natural. No sentido de avançar com seu compromisso de garantir a segurança energética, a companhia tem como principal projeto em andamento o Complexo Azulão 950, no Amazonas. O empreendimento contempla a construção de duas termelétricas, Azulão I e Azulão II, que serão interligadas ao Subsistema Norte do Sistema Interligado Nacional, e vão atender à crescente demanda do país, impulsionando o desenvolvimento econômico e energético do Amazonas.

en muNessa direção, o Relato Integrado organiza as metas da companhia em três eixos estratégicos: transição e segurança energética, oportunidades sociais e econômicas e conservação ambiental e bioeconomia. “Segurança energética é muito mais do que fornecer energia, é gerar oportunidades concretas de desenvolvimento, inclusão e transformação nos territórios onde atuamos, com iniciativas que deixam um legado positivo para as comunidades e para o país“, explica Flavia Heller. A atuação da Eneva nas regiões onde está presente gerou avanços expressivos em 2024. Foram investidos mais de R$ 11 milhões para ampliar o acesso a oportunidades econômicas, educacionais e culturais. Outra frente de atuação da companhia é o desenvolvimento econômico e o empoderamento feminino nas comunidades próximas às operações. Na frente de bioeconomia e conservação, a participação da Eneva no projeto Floresta Viva, uma parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), garantiu a recuperação de cerca de 400 hectares em quatro Unidades de Conservação no Amazonas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of