RELATÓRIO MENSAL DA ANP MOSTRA QUEDA NA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NO BRASIL
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) divulgou o balanço da produção de petróleo e gás no Brasil referente ao mês de abril deste ano. Pela primeira vez no ano o índice de produção apresentou queda, que foi de pouco mais de 3% em relação ao mês de março para o petróleo e 1,4% para o gás natural.
Já o pré-sal, como vem acontecendo nos últimos meses, continua crescendo em termos de produção. Com um aumento de 3,1% em relação ao mês de março, já são explorados 163,4 barris de óleo equivalente por dia nos seus 10 reservatórios que são explorados atualmente na Bacia de Campos e na Bacia de Santos.
Outro ponto destacado neste relatório foi o aumento significativo na queima de gás natural no país em relação a abril do ano passado. Apesar dos mais de 25% de aumento, a eficiência no aproveitamento do gás natural extraído foi de 94,7% no mês de abril.
Uma observação: No Campo de Manati onde a Petrobras e a Qgep operam a média diária de produção de gás natural em Abril foi de 6,4MMm3,maior que a média do primeiro trimestre e continuou em níveis similares em Maio, acima da produção média diária de 5,2MMm3 do primeiro trimestre de 2012. .