RELATÓRIO PREVÊ MENORES INVESTIMENTOS NO SETOR DE ENERGIA EÓLICA OFFSHORE
Os investimentos com energia eólica offshore deverão ser um pouco menores nos próximos anos, de acordo com um novo relatório elaborado pela Douglas-Westwood’s. Segundo o documento, os aportes serão 2% menores durante o período entre 2017 e 2025, totalizando 289 bilhões de euros. Anteriormente, o valor previsto era de 294 bilhões de euros.
O Reino Unido deve continuar dominando os investimentos em bens de capital (Capex) no setor, com uma fatia de 33% do mercado total, de acordo com o relatório. O Capex para as demais partes do mundo teve sua previsão reduzida em 7,5 bilhões de euros, como resultado da paralisação de projetos na Finlândia, Irlanda e Itália.
O estudo também aponta que a capacidade agregada global ao longo de 2017-2021 também será reduzida em 3,7%, de 69 GWs previstos no ano passado para 67 GWs no primeiro trimestre de 2017. No intervalo entre 2016 e 2025, a DW afirma que a capacidade cumulativa de energia eólica offshore deverá atingir 74 GWs. Será resultado do número de desenvolvimentos no Reino Unido, Alemanha e China, além do crescimento de novos operadores na França e nos EUA.
Qual a razão desta redução? Entendo que sejam dois vetores: a revisão da politica ambiental nos EUA e os preços do gas natural que tem reduzido significativamente ao longo dos meses anteriores.