RENATA BARUZZI ASSUME PRESIDÊNCIA DO CENTRO DE EXCELÊNCIA EM EPC
Por Daniel Fraiha / Petronotícias –
A gerente executiva da área corporativa da diretoria de engenharia da Petrobrás, Renata Baruzzi (foto), assumiu a presidência do Centro de Excelência em EPC nesta quarta-feira (27), em substituição ao presidente da Tridimensional Engenharia, Antônio Müller (foto à direita), que passa ao posto de vice-presidente da instituição para o período de 2013 e 2014.
Baruzzi destacou a importância do CE-EPC para a superação de desafios que são encontrados no setor de óleo e gás, com destaque para o desenvolvimento de novos procedimentos que auxiliem a indústria a resolver questões pendentes.
“Nós, como operadores, em união com as empresas epecistas e com as universidades, temos aqui um objetivo muito nobre para o país, que é o aumento da produtividade na indústria nacional”, ressaltou.
A executiva ainda enfatizou a importância do CE-EPC e pediu a contribuição de toda a indústria de óleo e gás: “Conto com a ajuda de todos para fazer com que o Centro se estabeleça como uma referência no país e até no mercado internacional”, disse.
Antes de chamar Baruzzi para assumir o posto, Müller fez um balanço de sua gestão à frente do CE-EPC, explicando os principais avanços do instituto ao longo do tempo.
Entre eles, estão a realização de vários cursos e treinamentos para o setor de EPC brasileiro, em gestão de projetos de investimentos, comissionamento, análise e percepção de risco em empreendimentos do setor de óleo e gás, entre outros. Um dos destaques na área de capacitação foi a parceria com o Construction Industry Institute (CII), que fez seu primeiro workshop no Brasil em novembro de 2012. O curso abordou uma série de temas voltados para o aumento da produtividade na engenharia nacional, como modularização, construtabilidade, redução do retrabalho, entre outros temas. Müller enfatizou que a parceria foi um marco e que deve crescer ainda mais: “CII no Brasil é CE-EPC”.
Além do panorama da gestão anterior, o executivo fez sugestões para a nova diretoria da companhia, como projetos de capacitação em comissionamento, a aplicação de novas tecnologias em EPC no Brasil, o fortalecimento das parcerias com os centros de desenvolvimento de tecnologia nacionais e internacionais, a criação de um centro tecnológico de EPC, entre outras. Além disso, ressaltou que estão fazendo um trabalho importante em relação às regras de conteúdo nacional.
“Várias organizações estão fazendo estudos de conteúdo local, mas o nosso é diferente. Já fizemos um acordo com a ANP, vamos pegar casos que não deram certo e vamos analisar o que deu errado e o porquê. Vamos dissecar isso.”, explicou.
O diretor de engenharia da Petrobrás, José Figueiredo (foto à esquerda), que também assumiu o cargo de diretor do CE-EPC, narrou detalhes da história da estatal em relação à contínua necessidade de inovar para expandir sua capacidade de produção e afirmou que a participação no centro é mais uma forma de buscar esse desenvolvimento.
“No CE-EPC, vamos trazer os desafios e a contribuição para a sua superação. (…)Afinal, o grande beneficiário do trabalho de vocês será a Petrobrás”, afirmou. Figueiredo ainda brincou ao dizer que às vezes comentam internamente na estatal: “Também existe vida inteligente fora da Petrobrás”. Alguns riram, outros não.
Veja abaixo o quadro da nova diretoria:
José A. de Figueiredo – Petrobrás
Guilherme Kuhner – Statoil do Brasil
Antonio Guimarães – Shell do Brasil
Carlos A. Aguiar Teixeira – IBP
José Rodrigues de Farias Filho – UFF
Alfredo Laufer – UFRJ
José Octavio de Alvarenga – Promon
Saulo V. Rocha Silveira – Odebrecht
Mauricio Mendonça Godoy – Toyo-Setal
Marcelo Bonilha – EBSE
Luís Mendonça – ONIP
Deixe seu comentário