REPORTAGEM REVELA QUE OS PORTOS DE SANTOS E PARANGUÁ RECEBERAM DIESEL RUSSO MESMO DEPOIS DAS SANÇÕES DA ONU
O Brasil do governo Lula segue desafiando o governo dos Estados Unidos em relação às tarifas econômicas. Em novo discurso, o presidente Lula citou a necessidade de proteger as fronteiras brasileiras, por mar e terrestres e algumas riquezas que temos, para fechar sua fala dizendo que os Estados Unidos “não vão colocar a mão aqui,” numa ofensa grave aos americanos, sob os aplausos de uma plateia dominada pelo petismo. Durante uma entrevista à BBC inglesa, Lula não respondeu à repórter que queria saber por que ele não ligou para o Presidente Trump. Preferiu tergiversar e responder pelo menos cinco vezes da mesma maneira: “ Os Estados Unidos não querem conversar.” A repórter insistiu: “Mas o senhor ligou?” e todas as vezes eu ela insistiu na pergunta, recebeu a mesma resposta. Mas, a verdade verdadeira, como dizem no interior do Brasil, é que Lula não ligou. O orgulho não deixou.
A BBC Brasil revelou hoje que navios-tanque da chamada “frota fantasma” que circulam o mundo petróleo e seus derivados, abastecendo mercados clandestinamente com petróleo da Rússia, continua a abastecer o Brasil, mesmo o país correndo um alto risco de ser sancionado agora pelos 32 países que compõem a OTAN. A promessa é sanções de 100% para que ainda comprar petróleo da Rússia, por financiar a guerra contra a Ucrânia. Lula dá de ombros para esta ameaça e coloca o Brasil e economia brasileira como alvo e em altíssimo risco. Uma investigação conduzida pela BBC News Brasil ao longo de quatro meses identificou que o fluxo destes navios em direção ao Brasil continua mesmo depois que governos como o dos Estados Unidos, Reino Unido e a União Europeia impuseram as sanções econômicas.
Ontem (18), o Petronotícias trouxe a informação de que os importadores brasileiros de óleo diesel passaram a comprar mais do produto feito nos Estados Unidos, mas que ainda estavam importando o diesel russo. A BBC Brasil disse não foi possível identificar as empresas que importaram o combustível porque há sigilo fiscal, mas conseguiu identificar os principais terminais portuários que receberam esses produtos. Eles ficam nos portos de Paranaguá, no Paraná, e de Santos, em São Paulo. A investigação da BBC News Brasil identificou 36 navios da “frota fantasma” russa operando na costa brasileira. Eles recebem este nome, porque desligam o transponder, que são capazes de identifica-los onde quer que estejam. Como o Brasil não aderiu às sanções internacionais ao combustível russo, o país virou um porto seguro para a frota de Putin. Juntas, estas embarcações russas transportaram 17% de todo o combustível que o Brasil importou do país no período. Os dados obtidos pela reportagem mostram que portos brasileiros receberam pelo menos seis navios transportando combustíveis russos após eles terem sido sancionados. O registro mais recente aconteceu em julho.
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