REPSOL-SINOPEC DESISTE DE CONCORRER NO LEILÃO DO PRÉ-SAL
A Repsol Sinopec, empresa hispano-chinesa, desistiu de participar do leilão de Campo de Libra. A medida que o horário do leilão se aproxima, cresce a expectativa é que o petróleo deste primeiro campo do pré-sal terá mesmo o caminho da China. As duas empresas estatais chinesas CNOOC e CNPC, são consideradas favoritíssimas.
Há expectativa que as outras oito empresas sequer darão lance. Ou seja, não haverá competição. Apenas a parceria Shell-Total poderia ser concorrente, mas o próprio governo federal não acredita nesta perspectiva. Provavelmente os chineses darão o lance mínimo de 41 % pelos bilhões de barris de petróleo de Libra. Até sair o primeiro óleo de Libra vão ser necessários pelo menos três anos de preparação. Seja na construção dos navios de produção, seja na preparação de infraestrutura de refino.
Além das chinesas e da Reposol-Sinopec e do consórcio da Shel e Total, da França, há outras empresas habilitadas: Ecopetro, da Colômbia, Petrogal, de Portugal, Petronas, da malásia, ONGC da Índia, além da própria Petrobrás.
Deixe seu comentário