RESERVAS PROVADAS DA PETROBRÁS RECUARAM PELO TERCEIRO ANO SEGUIDO EM 2020

petrobrasAs reservas provadas de óleo, condensado e gás da Petrobrás em 2020 caíram para 8,816 bilhões de barris de óleo equivalente. O valor representa um recuo de 8,1% na comparação com o volume registrado no ano anterior (9,590 bilhões de barris). Este foi o terceiro ano seguido de queda nas reservas da estatal. Os números foram revelados pela petroleira na noite desta terça-feira (26) e seguem critérios da US Securities and Exchange Commission (SEC).

Segundo a companhia, foram incorporadas em 2020 “novas reservas em função da aprovação de novos projetos e do bom desempenho de reservatórios, com destaque para o pré-sal da Bacia de Santos, resultando em uma apropriação equivalente a 101% da produção do ano”. Esses números, no entanto, sofreram o impacto negativo da redução de 32% do preço do petróleo no ano passado, que é projetado como preço futuro, de acordo com critérios da SEC.

Ao todo, as incorporações de reservas da Petrobrás em 2020 somaram 932 milhões de barris de óleo equivalente. Os desinvestimentos reduziram os volumes em 117 milhões de barris de óleo equivalente. Já o impacto da redução de preços diminuiu as reservas da empresa em 667 milhões de barris de óleo equivalente. Por fim, a produção anual da companhia fez com que as reservas recuassem em 922 milhões de barris de óleo equivalente.

Fatos e Dados - P-74 - 5.3Considerando o balanço entre a reposição positiva e o impacto negativo, e desconsiderando o efeito dos ativos vendidos em 2020, a reposição de reservas ficou em 29% da produção desse ano”, acrescentou a empresa. Ainda sobre os desinvestimentos, a estatal diz que essas operações fazem parte de seu plano de focar apenas nos ativos de águas profundas e ultraprofundas. Por isso, considera que foi irrelevante o impacto dessas vendas nos volumes de reservas.

A Petrobrás diz ainda que os números de 2020 ainda não levam em conta os volumes decorrentes da compra dos excedentes da Cessão Onerosa em Búzios e Atapu. Eles só serão acrescentados após a assinatura dos acordos de coparticipação dos dois campos. A petroleira também estimou as reservas segundo o critério da Agência Nacional do Petróleo e Society of Petroleum Engineers (ANP/SPE), que totalizaram 9,427 bilhões de barris de óleo equivalente no ano passado.

As reservas da Petrobrás em 2016 estavam avaliadas em 9,672 bilhões de barris de óleo equivalente. No ano seguinte, subiram para 9,751 bilhões de barris de óleo equivalente. Daí em diante, só quedas. Em 2018, o valor ficou em 9,606 bilhões de barris de óleo equivalente. No ano de 2019, as reservas somaram 9,590 bilhões de barris de óleo equivalente.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Como já escrevi inúmeras vezes jazidas não delimitados não apropriam reservas(R) nos critérios SPE ou SEC, o último mais restritivo. A venda de ativos do pós-sal contribuíram para a queda, que continuará a acontecer a cada ano em mais de 1,1 bilhões barris referentes a produção (P) anual brasileira. Assim de acordo com a presente relação R/P teremos produção de petróleo para menos que 8 anos, se não fizermos a adequada reposição de reservas via delimitação de acumulações conhecidas e com novas descobertas. Além disso, se continuarmos vendendo bons ativos de produção do pós e o pré-sal como por exemplo… Read more »