RESERVAS PROVADAS DO BRASIL CRESCERAM 1% EM 2017
As reservas de petróleo provadas brasileiras cresceram no ano passado. Um novo relatório divulgado nesta terça-feira (3) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) revelou que o volume chegou a 12,835 bilhões de barris em 2017, um crescimento de 1% em relação ao ano anterior. As reservas provadas, prováveis e possíveis (3P) somaram 23,630 bilhões, uma alta de 4% usando a mesma base de comparação.
Quanto aos volumes de gás natural, foram declarados 369,918 bilhões de metros cúbicos de reservas provadas e 609,213 bilhões de m³ de reservas 3P. Os números representam uma redução de 2% e 5%, respectivamente, na comparação com 2016.
“Em geral, as mudanças ocorridas no volume das reservas de petróleo brasileiras são devidas à produção durante o ano, reservas adicionais oriundas de novos projetos de desenvolvimento e revisão das reservas dos campos por diferentes fatores técnicos e econômicos”, declarou a ANP, em comunicado. No Brasil, foram produzidos aproximadamente 957 milhões de barris de petróleo e 40 bilhões de metros cúbicos de gás natural em 2017.
As reservas provadas poderão ser mui maiores de acordo com as imagens sísmicas do pré-sal e as informações de poços já perfurados. Para tanto basta que se agilite as delimitações das jazidas descobertas, como já mencionei em entrevista aqui neste site. Como a Petrobras é detentora da maioria das acumulação a serem delimitadas caberia a ela, principalmente, fazer suas reservas possíveis virarem provadas através da perfuração de novos poços ao invés de buscar a alavancagem agora definida como 2 pois 2,5 será facilmente alcançável com petróleo a U$70.00 sem a venda de quaisquer ativos. Isso serve para que? A Petrobras… Read more »