PETROBRÁS AUMENTA REÚSO DE ÁGUA EM 14% EM TRÊS ANOS
A Petrobrás apresentou um aumento no reúso de água, e conseguiu reutilizar 23,31 bilhões de litros em 2014. Esse montante é 14% maior do que a marca atingida em 2011, de 20,32 bilhões de litros. Isso quer dizer que cerca de 3% de toda a água utilizada originalmente pela estatal no ano pôde ser reaproveitada depois, um volume capaz de abastecer uma cidade de 75 mil pessoas.
A subida do reúso da Petrobrás se deve tanto pelos investimentos quanto por alterações nos métodos de operação, além de procurar otimizar o aproveitamento da água em sua unidades produtoras. Prova disso é que a média de barris de petróleo refinados para cada litro d’água consumido também cresceu. Se em 2011 16,88 barris eram refinados com um litro d’água, no último ano, esse mesmo litro foi suficiente para refinar 19,31 barris, um aumento de 12,5% na eficiência no uso da água.
Atualmente a mídia vem denunciando um grave problema existente há tempos na Petrobrás. Refiro-me à questão do declínio produtivo de óleo na Bacia de Campos, que decorre do aumento contínuo do percentual de água produzida como elemento do processo. Constata-se, há bastante tempo, uma curva produtiva de óleo inversamente proporcional à captação de água produzida. Além do decaimento produtivo de óleo e do aumento de água produzida, não observamos menção por parte da mídia de uma questão relevante, decorrente desta constatação, qual seja: a contaminação crescente do ecossistema marinho na Bacia de Campos, fruto do descarte inadequado da água produzida… Read more »