RIO DE JANEIRO ABRE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS PARA PEQUENOS E MÉDIOS EMPRESÁRIOS NO MERCADO INTERNACIONAL
Os pequenos negócios já representam 40% dos exportadores brasileiros. No total, são mais de 11,4 mil micro e pequenas empresas que comercializam para o mercado internacional. Os dados são de um levantamento realizado pelo Sebrae e pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) no início deste ano. Juntas, essas empresas conseguiram faturar R$ 3,2 bilhões. O analista de competitividade do Sebrae, Gustavo Reis, chama atenção sobre como o dono de uma pequena ou microempresa pode se preparar para o momento de expandir as atividades para o mercado externo: “Em primeiro lugar, o empresário deve fazer uma análise da gestão, no sentido de entender como seus processos, produtos e serviços estão em comparação ao mercado. Uma das formas, por exemplo, pode ser visitando feiras setoriais. Além disso, colocar o mercado internacional na estratégia da empresa é primordial para que todos da empresa se engajem nessa atuação”.
Para orientar e incentivar que um número maior de pequenos negócios acesse esse mercado, será realizado entre os dias 8 e 9 de agosto, no Rio de Janeiro, o Sebrae Global Experience, o maior evento de internacionalização para micro e pequenas empresas do Brasil. O seminário é gratuito e em formato híbrido. Você pode se inscrever aqui. Basta clicar para seguir as orientações. Durante o encontro, especialistas do Sebrae, empresários bem-sucedidos e representantes de mercados internacionais irão compartilhar boas práticas sobre como expandir seus negócios. A iniciativa também é uma oportunidade para ampliar a rede de contatos com potenciais parceiros comerciais e receber dicas de compradores internacionais.
“O evento é um importante fórum de discussões acerca de tendências e boas práticas que possam direcionar os modelos de negócios para o cenário de um mundo mais conectado, colaborativo e sustentável”, explica Gustavo Reis. “Além do conteúdo, o evento proporcionará um conhecimento sobre potenciais mercados, atendendo às expectativas de público-alvo bem variado, desde aspectos de formação, tempo de experiência, gênero e idade. De empresas lideradas por jovens empreendedores(as) de startups, até empresários experientes de diversos segmentos”, completou.
Deixe seu comentário