RIO DE JANEIRO GANHA NOVAS USINAS DE BIOGÁS EM ATERROS SANITÁRIOS NA REGIÃO DOS LAGOS E NO SUL DO ESTADO

wswswsO Rio de Janeiro ganhou duas novas usinas de biogás, comissionadas neste mês de outubro, consolidando sua posição como o segundo maior estado produtor do energético, atrás apenas de São Paulo. As plantas CGB São Pedro e CGB Três Rios 2 estão localizadas nos municípios de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, e Três Rios, no Sul fluminense, sendo a última uma expansão da usina CGB Três Rios 1, em operação desde maio. Somadas, as três usinas chegam a uma potência instalada de 3,5 MW e uma estimativa de produção anual de 27,6 GWh, suficiente para abastecer aproximadamente 11.500 residências. O investimento nos três projetos, realizados pelo Grupo Gera, foi de R$ 15 milhões.

Localizadas em aterros sanitários, as usinas de biogás funcionam no modelo de geração distribuída remota, no qual a energia elétrica é gerada em local diferente do local de consumo. No quesito crédito de carbono, a operação de 1MW instalado de usinas de biogás gera aproximadamente 33 mil créditos de carbono anuais.  Atualmente, a Gera Energia, braço de desenvolvimento de projetos de geração, possui seis usinas de biogás em operação no país, somando 6,4 MW, e mais cinco em desenvolvimento, que vão chegar a 12,6 MW, totalizando 19 MW.  A meta da empresa é chegar no final de 2021 com mais de 20 MW de capacidade instalada de biogás.

Segundo Marcos Paulo Botelho, engenheiro do grupo Gera, o novo marco do saneamento básico trouxe uma visão ainda mais positiva para o biogás, pois a tendência de  desenvolvimento dos aterros sanitários existentes e de criação de novas alternativas de geração de biogás beneficiarão muito a fonte: “Estamos acompanhando de perto as alterações da regulamentação e as propostas que podem impactar o setor de geração distribuída, pois isso é um fator de risco e traz insegurança no planejamento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of