RIO DE JANEIRO RECEBERÁ EMPREENDEDORES E CORPORAÇÕES PARA DEBATER SOLUÇÕES PARA FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS
A partir desta quarta-feira (18) até sexta-feira (20), o Rio de Janeiro será o palco para os debates sobre fontes de energia renovável e o papel do hidrogênio verde em uma matriz energética limpa para o Brasil. O encontro será no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico. Como aproveitar as possibilidades de geração de energia eólica offshore? O país está preparado para atender a demanda global? Esses são apenas alguns dos temas que serão debatidos durante o “Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes”, evento conjunto do Banco do Brasil e da Petrobrás, com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Banco Central do Brasil. O congresso quer conectar estratégias corporativas, projetos e cases, além de orientar políticas públicas capazes de impulsionar a economia verde no Brasil. Em um mesmo fórum, o evento reúne os principais agentes capazes de incentivar essa mudança.
Mais de 100 especialistas, entre empreendedores e líderes de grandes corporações nacionais e internacionais, estarão juntos para debater e propor soluções inovadoras e de tecnologia para que o país se torne um exportador de energia verde para o mundo e caminhe para a neutralidade em emissões de gases de efeito estufa. Participarão o presidente do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro; o presidente da Petrobrás, José Mauro Ferreira Coelho (foto principal); o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Também estarão presentes o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e mais de 70 CEOs de grandes empresas nacionais e internacionais. Os ministros Bruno Bianco Leal, da AGU, e Wagner Rosário, da CGU, participam de painel sobre governança verde. Marcelo Sampaio, ministro da Infraestrutura, e Paulo Alvim, de Ciência, Tecnologia e Inovações, debatem o crescimento verde.
O fomento a projetos e ativos ambientais e investimentos na nova economia verde serão tema de debate que reúne o setor financeiro brasileiro, reafirmando o compromisso do Banco do Brasil em fornecer soluções para a economia de baixo carbono. A Petrobrás apresentará suas inovações tecnológicas que contribuem para a descarbonização do setor de óleo e gás. Nos três dias do congresso, o gabinete do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, será transferido para o local do evento, no Jardim Botânico. Nesse ministério itinerante, o ministro pretende manter uma intensa agenda de reuniões com os mais diversos setores do mercado, para avançar na criação de políticas sustentáveis e crescimento verde. O cadastramento pode ser feito no site do evento – https://www.mercadoglobaldecarbono.com.br/
Uma agenda intensiva, com um programa extenso, passando por todos os assuntos que interessam a esse mercado, incluindo:
- As principais tendências e perspectivas do mercado de carbono
- Cidades inteligentes e a mobilidade urbana
- O papel dos setores de serviço, saneamento e seguros
- O setor financeiro e o mercado de capitais
- Fontes renováveis de energia
- Infraestrutura e logística verdes
- O papel da agricultura e do agronegócio
- Créditos de carbono e a floresta nativa
- Descarbonização no setor de óleo e gás
- Matriz energética limpa, bioenergia e o hidrogênio verde
- Cooperativismo e sustentabilidade
- Oportunidades verdes na indústria, reciclagem e gestão de resíduos
- Startups e inovação
VEJA A AGENDA COM INTEGRANTES DA PETROBRÁS
Data: 18/05/2022 (quarta-feira)
Horário: 09:00 às 11:00
Presidente José Mauro Ferreira Coelho
Painel: Futuro verde na mobilidade urbana
Data: 18/05/2022 (quarta-feira)
Horário: 16:00 às 17:30
Diretor Claudio Mastella
Painel: Inovações tecnológicas e descarbonização no setor de óleo e gás
Data: 19/05/2022 (quinta-feira)
Horário: 14:00 às 15:30
Diretor João Henrique Rittershaussen
Gerente executiva de Mudança Climática Viviana Coelho (moderadora)
Painel: Perspectivas para a bioenergia no Brasil
Data: 20/05/2022 (sexta-feira)
Horário: 14:00 às 15:30
Diretor Rodrigo Costa Lima
Painel: Crédito de Carbono de Floresta Nativa
Data: 20/05/2022 (sexta-feira)
Horário: 15:30 às 17:00
Diretor Rafael Chaves
Painel: Startups, tecnologia e inovação impulsionando o futuro verde
Data: 20/05/2022 (sexta-feira)
Horário: 15:30 às 17:00
Diretor Juliano Dantas
Deixe seu comentário