RIO OIL & GAS COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA COM BOA EXPECTATIVA DE NOVOS NEGÓCIOS NO SETOR DE PETRÓLEO

Boulevard-Olímpico_Rio-Oil-Gas_1500x785-1024x536Uma segunda-feira mais que especial para o setor de óleo e gás brasileiro. Considerado um dos principais eventos do setor, a feira Rio Oil & Gas será iniciada hoje (26), no Boulevard Olímpico, na região portuária do Rio de Janeiro. O evento é simbólico por alguns motivos. Um deles é retomada da feira no formato presencial, após mais de dois anos de pandemia de covid-19. Além disso, é fácil perceber que há um otimismo na indústria em relação a esta edição da Rio Oil & Gas. Como mostramos em nosso noticiário ao longo da última semana, muitas empresas se preparam para expor suas novidades e produtos na feira. O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), organizador do evento, tem a expectativa de receber cerca de 40 mil participantes ao longo dos quatro dias de evento – que será realizado até quinta-feira (29). O Petronotícias fará a cobertura completa da feira, trazendo reportagens e entrevistas com os principais nomes da indústria de óleo e gás.

feiraA cerimônia de abertura será iniciada às 9h, no Auditório do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, com a presença do ministro das Minas e Energia, Adolfo Sachsida. Outras autoridades governamentais participarão da mesa de abertura: o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, o prefeito do Município do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Rodolfo Henrique de Saboia. O mercado será representado pelo presidente do IBP, Roberto Ardenghy; pelo presidente do Conselho de Administração do IBP, Rafael Chaves; pelo presidente do Comitê Organizador da Rio Oil & Gas 2022, Carlos Tadeu Fraga; pelo diretor de exploração e produção da Petrobrás, Fernando Borges; e pela presidente da Equinor Brasil, Veronica Coelho.

Segundo o IBP, o evento vai reunir mais de 400 expositores, nacionais e internacionais. Nesta edição, nove países já confirmaram presença e montarão pavilhões na feira do evento — Angola, Alemanha, Argentina, Áustria, Irã, Itália, Reino Unido, França e Noruega. Irã e Angola participarão pela primeira vez e a Áustria está de volta à Rio Oil & Gas após oito anos. Ao todo, a feira vai ocupar por 51 mil m² de seis armazéns do Boulevard Olímpico.

O evento abordará a relevância do país para a segurança energética e o suprimento de óleo e gás, fundamental para gerar os recursos necessários para que governos e a sociedade financiem a transição energética e a descarbonização de suas economias”, afirmou a diretora-executiva corporativa do IBP, Fernanda Delgado. “A Rio Oil & Gas reúne, há 40 anos, especialistas e empresas, do Brasil e do exterior, em debates qualificados sobre a nossa indústria, estimulando conhecimento e gerando negócios no setor”, acrescentou.

O QUE ESPERAR DAS EMPRESAS NA RIO OIL & GAS?

petrobrásA Petrobrás usará o evento para destacar os mais recentes avanços obtidos no pré-sal, sua atuação no mercado de biorrefino, seus projetos voltados para preservação de florestas, entre outros temas. A empresa estará na área central do Armazém 5 do Boulevard Olímpico (batizado de Armazém Petrobras) com um estande de 400 m². No primeiro dia do congresso, o diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Fernando Borges, estará na sessão “As novas fronteiras exploratórias e os grandes projetos de desenvolvimento da produção para suporte a uma transição energética segura”. Ele vai destacar os principais projetos programados para o pré-sal e os desafios associados à exploração de novas fronteiras em águas profundas e ultraprofundas.

Enquanto isso, a Ipiranga quer aproveitar a feira para celebrar seus 85 anos. A programação da empresa na Rio Oil & Gas inclui a participação do presidente da companhia, Leonardo Linden, no painel “A Nova Dinâmica Competitiva nos segmentos de Refino e Operação Logística”, no dia 29. Já no dia 26, o vice-presidente de Supply e Trading, Francisco Ganzer, debaterá “A Garantia do abastecimento num Mercado de múltiplos agentes”. A vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade, Luciana Domagala, participa do painel “Os desafios para a liderança na inclusão e no desenvolvimento profissional de minorias e grupos diversos em uma indústria em transformação”, no dia 27.

petroleo_plataformaOutra companhia que vai celebrar seu aniversário durante o evento será a Repsol Sinopec Brasil (RSB), que está completando 25 anos. Representantes da empresa no Brasil e do Grupo espanhol Repsol participarão em diferentes painéis do evento. Em seu estande localizado no Armazém 3 do Cais do Porto, no Rio de Janeiro, os visitantes terão acesso a conteúdos multimídia e interativos que destacam a atuação da empresa no Upstream, incluindo ativos de classe mundial do pré-sal, além da exposição de dois de seus projetos em tecnologia e inovação, Ariel e WellRobot, e da apresentação de iniciativas que contribuem para o meio ambiente e a sociedade.

Outro destaque será a participação da representantes da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Além de receber comitivas empresariais do interior do estado do Rio, o estande da Firjan SENAI SESI receberá delegações internacionais, para as quais serão apresentadas as pesquisas e projetos desenvolvidos para o mercado de óleo e gás pelas sete unidades para o desenvolvimento de tecnologia e inovação.

Em parceria com a Apex-Brasil e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), a Firjan também realizará o evento “Café com Energia”, na sede da federação, no qual recepcionará diversas delegações internacionais comerciais do mercado de petróleo e gás. Participam do encontro, as empresas Biosolvit e 3R Petróleo. Já Karine Fragoso, presidente da ONIP, participa também do debate sobre “A cadeia de fornecimento de bens e serviços para os projetos E&P Onshore”, no Fórum Onshore.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of