faixa - nao remover

RISCO DE RACIONAMENTO DE ENERGIA PREOCUPA 66% DOS BRASILEIROS

Reginaldo Medeiros_2O governo federal vem realizando leilões de energia de diversos tipos, desde hidrelétricas até solares, passando por termelétricas e eólicas, visando garantir o fornecimento de energia elétrica contínuo e com o menor custo possível. No entanto, a população parece não estar muito confiante com as medidas adotadas.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) revela que 66% dos brasileiros acreditam ser grandes ou muito grandes as chances do país enfrentar racionamento de energia ainda este ano ou até 2016. O grupo pessimista é composto em sua maioria por mulheres, cidadãos com ensino médio e  moradores de municípios com mais de 500 mil habitantes.

Apenas 5% da população considera o risco pequeno, de acordo com o levantamento. “A prolongada estiagem em boa parte das regiões reforça esse pessimismo por parte das pessoas”, afirmou o presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros (foto). A pesquisa foi encomendada pela Abraceel com apoio da onfederação Nacional da Indústria (CNI) e mais 60 empresas e organizações da sociedade civil. A iniciativa tem como objetivo promover a liberalização do setor elétrico brasileiro, por meio da aprovação do projeto de lei da Portabilidade da Conta de Luz.

“O Congresso Nacional já se sensibilizou para conceder o direito da liberdade de escolha de fornecedor de energia para o cidadão, como já ocorre nos países da União Europeia, dos Estados Unidos, do Canadá e até mesmo nações latino-americanas, como a Colômbia”, explicou Medeiros.

De acordo com a Abraceel, os consumidores que podem escolher seu fornecedor, principalmente grandes indústrias e empresas, têm uma conta em média 20% menor do que a praticada no mercado cativo nacional. O executivo acredita que a a ampliação da liberdade de escolha para todos os consumidores, inclusive os residenciais, pode contribuir para a queda dos preços.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of