RNEST E COMPERJ DEVEM TER CAPACIDADE AMPLIADA
Por Daniel Fraiha e Davi de Souza –
Ainda antes da conclusão das refinarias Rnest, em Pernambuco, e Comperj, no Rio de Janeiro, a Petrobrás já prevê um aumento da capacidade de processamento das duas unidades. De acordo com o diretor de abastecimento da estatal, José Carlos Cosenza (foto), melhorias operacionais e apontamentos realizados por estudos em andamento devem permitir a expansão da capacidade das plantas sem que haja a necessidade de investimentos adicionais.
O Plano Estratégico da Petrobrás estima uma capacidade de refino para 3,9 milhões de barris diários em 2030, quantidade maior do que estava previsto anteriormente nas previsões até 2020. No entanto, não há previsão de outras refinarias além das já em construção ou das Premium I e II, ainda em avaliação.
Cosenza explicou que além da ampliação da Rnest e do Comperj, a maior capacidade de refino da Petrobrás é resultado de medidas que vem sendo implementadas para melhorar a produtividade e a operação das refinarias.
A estatal vem buscando formas de aumentar a capacidade de refino no país, com a melhora do fator de utilização das plantas, e bateu alguns recordes em 2013, mas também acumulou uma série de acidentes nos últimos meses do ano. A situação levou a ANP a dar agilidade ao processo de revisão das normas de segurança nas refinarias nacionais. Em janeiro, a agência aprovou uma nova norma para facilitar o acesso de inspetores, fiscais e auditores às refinarias nacionais.
O déficit de refino de derivados na Petrobras constitui de fato, no principal fator que incomoda a saúde financeira da Estatal petroleira. A ampliação dos megas parques de refino (COMPERJ E RNEST), atualmente em construção, é uma decisão coerente da alta administração da Petrobras, comandada por seu Diretor José Carlos Cosenza. Em relação ao COMPERJ, a ampliação requerida pela alteração do projeto em sua ampliação por mais trens de refino, deve ser acompanhado da necessidade de correção de curso de importantes fundamentos, como o da política de “Conteúdo Nacional” – programas do Governo Federal, que não está sendo conduzidos com… Read more »