faixa - nao remover

EMPREGO DE ROBÔ NA SOLDAGEM SERÁ UM DOS DESTAQUES DO II SOLDA BRASIL

Desenvolvida pela LabSolda, órgão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a nova tecnologia emprega a robótica nas operações de soldagem da fabricação de navios. Financiado pela Finep, o projeto Soldanaval teve orçamento de R$633 mil e vê, na automatização da soldagem nos estaleiros, uma solução inovadora. Será uma das atrações do II Solda Brasil, nos dias 28 e 29 de agosto, no Rio.

A novidade promete agilizar as entregas da indústria naval, aumentando a produtividade. A Transpetro, por exemplo, pretende investir R$ 11,2 bilhões por meio do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota).

Juntos, o sistema robótico e as novas técnicas de soldagem atendem bem às condições da indústria naval e da demanda crescente do mercado de óleo e gás. De acordo com o coordenador do projeto Soldanaval, Jair Carlos Dutra, o sistema robótico quer promover a automatização de boa parte das aplicações de soldagem a arco encontradas na construção naval. Com isso, seria reduzido o tempo para a execução dos cordões de solda.

A soldagem tem destaque na indústria naval devido a sua larga utilização na construção das partes que compõem as embarcações, desde estruturas de grande porte, como o casco,  até a união de tubulações internas do navio e acabamento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of