RODOLFO SABOIA PREVÊ INVESTIMENTOS DE US$ 90 BILHÕES NO SETOR DE ÓLEO E GÁS DO BRASIL ATÉ 2027
O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Rodolfo Saboia, disse durante a OTC Brasil 2023 que os investimentos na exploração e produção de petróleo e gás no Brasil somarão US$ 90 bilhões até 2027. Ele ressaltou também que estão previstas 20 novas plataformas de petróleo entrando em operação durante os próximos cinco anos, ajudando a ampliar a produção de óleo e gás do país. Somente a Petrobrás será responsável por 11 dessas novas unidades de produção.
Saboia declarou também que o Brasil deve passar da marca de produção de 4 milhões de barris de petróleo por dia em 2025. Atualmente, a produção nacional está na casa dos 3,5 milhões de barris diários. Saboia observou que o aumento na produção ocorrerá não apenas devido à expansão das operações no pré-sal, mas também devido ao processo de revitalização de campos maduros, liderado por empresas independentes.
Sem se referir à Margem Equatorial, o diretor da ANP destacou ainda que será preciso iniciar as atividades em novas fronteiras exploratórias, de modo a evitar o declínio da produção nacional a partir de 2030. Por fim, Saboia também comentou sobre o próximo ciclo da Oferta Permanente, que será realizado no dia 13 de dezembro. Como noticiamos, a Petrobrás não está na lista de empresas inscritas para participação da Oferta Permanente de Partilha. Para o dirigente da ANP, a ausência da estatal não vai diminuir o sucesso da licitação.
“Temos outras empresas envolvidas no leilão de partilha. Isso mostra que o Brasil não é mais um país que depende da iniciativa da Petrobrás para participar de leilões”, avaliou. “Já houve episódios no passado em que a Petrobrás participou e não apresentou proposta. O susto foi quando ela se inscreveu e não fez oferta”, finalizou.
Deixe seu comentário