Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

ROMÊNIA AVANÇA COM SEU PROGRAMA NUCLEAR, RENOVARÁ SUA USINA POR MAIS 30 ANOS E PRODUZIRÁ RADIOISÓTOPOS

A Romênia está tratando o seu programa nuclear com seriedade. O país decidiu assinar um acordo com a Arabelle Solutions para a reforma da unidade 1 de sua usina nuclear, e um outro contrato com a Framatome, para o seu projeto de radioisótopos médicos. A Arabelle Solutions, assim como a Framatome,  é uma subsidiária da francesa EDF, e fornecerá os equipamentos e serviços para a reforma do gerador de turbina de Cernavoda 1, como parte do projeto de extensão de vida útil de 30 anos. O acordo com a Framatome “estabelece a estrutura sob a qual a Framatome e a SNN colaborarão para implementar a produção de radioisótopos médicos de lutécio-177 na usina nuclear de Cernavoda, operar os equipamentos e a infraestrutura resultantes da implementação deste projeto e, no futuro, desenvolver outros projetos relacionados à produção de radioisótopos médicos”.

A Nuclearelectrica e a Framatome pretendem lançar o serviço comercial de irradiação em 2028, ajudando a fornecer suprimentos para uma área da medicina que agora registra cerca de 49 milhões de procedimentos com radioisótopos por ano. Cosmin Ghita (foto à direita), CEO da Nuclearelectrica, disse que “Nosso objetivo é fornecer à Romênia segurança energética, energia limpa e padrões de excelência por meio de parcerias internacionais, expertise e desenvolvimento local e nacional. Queremos contribuir não apenas para a segurança energética e o alcance das metas de descarbonização e ESG, mas também para áreas onde a energia nuclear pode provar sua utilidade.”

Catherine Cornand (foto à esquerda), CEO da Arabelle Solutions, afirmou que “Temos orgulho de apoiar a reforma da Unidade 1 de Cernavoda, um projeto de importância estratégica para o futuro energético da Romênia. Este contrato reflete nosso compromisso em fornecer tecnologias comprovadas, confiáveis ​​e inovadoras que permitam a operação segura e de longo prazo de ativos nucleares, ao mesmo tempo em que fornecem eletricidade confiável e de baixo carbono para as gerações futuras.”

Para Grégoire Ponchon (foto à direita), CEO da Framatome, “Este acordo reforça o compromisso da Framatome e da Nuclearelectrica em fortalecer a cadeia de suprimentos de radioisótopos vitais na Europa e em todo o mundo. A Framatome tem orgulho de alavancar sua expertise na luta contra o câncer e ajudar a facilitar o acesso em massa à medicina nuclear.”

Cernavoda é a única usina nuclear da Romênia e consiste em dois reatores Candu de 650 MWe. A unidade 1 entrou em operação comercial em 1996 e a unidade 2 em 2007. O projeto de reforma da unidade 1 começou em 2017 e está atualmente na segunda de três fases, com as obras de infraestrutura começando em agosto. Em dezembro, a Nuclearelectrica assinou o contrato de engenharia, aquisição e construção para a reforma estimada em € 1,9 bilhão (US$ 2,2 bilhões) com um consórcio formado pela Korea Hydro & Nuclear Power, Candu Energy da AtkinsRéalis, Canadian Commercial Corporation e Ansaldo Nucleare. A terceira fase, programada para ocorrer entre 2027 e 2029, começa com o desligamento da unidade 1 e inclui todas as obras necessárias e seu recomissionamento.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários