ROMÊNIA FAZ ACORDO PARA TER O PRIMEIRO PEQUENO REATOR NUCLEAR DA NUSCALE | Petronotícias




faixa - nao remover

ROMÊNIA FAZ ACORDO PARA TER O PRIMEIRO PEQUENO REATOR NUCLEAR DA NUSCALE

nucleoA empresa romena Nuclearelectrica assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a  NuScale e a  E-INFRA para  realizar estudos de engenharia, análises técnicas e atividades de licenciamento para o local de uma antiga usina termelétrica em Doice?ti.  O local foi selecionado para o primeiro pequeno reator modular da Romênia. A Nuclearelectrica e a empresa norte-americana NuScale, assinaram o MoU em um workshop organizado em Bucareste pela Agência de Comércio e Desenvolvimento dos EUA (USTDA) em parceria com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos. No ano passado, a USTDA concedeu US$ 1,2 milhão à Nuclearelectrica para identificar e avaliar locais potenciais para um pequeno reator modular (SMR).

O CEO da Nuclearelectrica, Cosmin Ghi??, disse que o local selecionado atendeu plenamente aos critérios e “está disponível em tempo hábil para atender aos objetivos da Romênia para a implantação de SMRs nesta década e para permitir que a Romênia se torne um centro para a implantação de pequenos reatores modulares no região”. A tecnologia SMR da NuScale é a primeira a obter aprovação da Comissão Reguladora Nuclear dos EUA.  Isso ocorreu  em agosto de 2020. O ministro da Energia da Romênia, Virgil Popescu, estava contente com o acordo: “Agradeço aos nossos parceiros americanos por apoiarem os programas nucleares da Romênia, uma parceria estratégica bilateral iniciada na década de 1980. Estou orgulhoso que os mais de 50 anos de experiência da Romênia no campo da energia nuclear sejam reconhecidos e confirmados a cada passo em frente, o que nos permite ser um dos primeiros países a implementar a tecnologia inovadora e segura de pequenos reatores modulares.”

John Hopkins, presidente e CEO da NuScale, disse que: “O anúncio é mais um passo na parceria com a Nuclearelectrica para desenvolver a tecnologia NuScale para pequenos reatores modulares na Romênia e apoiar o alcance das metas climáticas, enquanto nos beneficiamos do crescimento econômico. prazer em trabalhar com a Nuclearelectrica e a E-INFRA na próxima etapa da análise do local e demonstrar os benefícios de nossa tecnologia para os romenos.”

Teofil Mure?an, Presidente do Conselho de Administração da E-INFRA, holding que inclui a Nova Power & Gas, disse que  “A antiga central a carvão de Doice?ti voltará ao Sistema Nacional de Energia, com a mesma potência instalada, em uma tecnologia ultramoderna, sustentável e de longa vida útil. É um modelo replicável, quase perfeito do ponto de vista energético e econômico, em que a nova capacidade energética

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of