ROMPIMENTO DE CONTRATO COM A IESA VAI EXIGIR RELICITAÇÃO PARA MÓDULOS DE FPSOs REPLICANTES | Petronotícias




faixa - nao remover

ROMPIMENTO DE CONTRATO COM A IESA VAI EXIGIR RELICITAÇÃO PARA MÓDULOS DE FPSOs REPLICANTES

iesaA Petrobrás tomou a melhor decisão sobre o caso da montagem dos módulos de seis FPSOs replicantes que estavam sob a responsabilidade da IESA, em Charqueadas, Rio Grande do Sul: rompeu o contrato  e vai abir nova licitação da a montagem dos 32 módulos. A estatal ainda tentou uma solução passando o contrato para a Andrade Guiterrez, mas que acabou desistindo da operação. A empresa chegou a tomar a decisão de levar metade dos módulos para serem feitos na China, o que gerou muitas críticas de fornecedores locais, mas acabou não aceitando as imposições de corresponsabilidade incluídas no contrato com a Petrobrás. O posicionamento oficial da Andrade é o de que as negociações não andaram, mas que a questão ainda poderia ser discutida:

A dura decisão vai causar um impacto profundo na vida de milhares de pessoas da cidade Charqueadas. Mil empregos diretos serão cortados. A Petrobrás reconhece que a dura decisão vai causar transtornos na cidade, que tem 35 mil habitantes. Possivelmente a licitação obrigará a empresa vencedora a  montar os módulos na mesma área, mas isto ainda está sendo estudado. Há possibilidade desses módulos serem distribuídos para empresas que tenham boa performance na montagem de outros módulos para outros FPSOs.

Em setembro, depois dos sérios problemas financeiros da Iesa se acentuarem, culminando com o pedido de recuperação judicial de seu controlador, o Inepar, a solução encontrada pela Petrobrás foi a entrada da Andrade Gutierrez, que assumiu 75% do contrato, recebendo um valor não divulgado para retomar as obras. Quando a Iesa Óleo e Gás foi contratada, ela ficaria responsável pela montagem dos módulos de seis FPSOs replicantes. Com a entrada da Andrade Gutierrez, este número subiu para oito replicantes, sendo quatro módulos para cada plataforma. Seriam os seguintes módulos a serem construídos: Pacote 1, com módulos de compressão de CO2; Pacote 4, com Módulos de Compressão de Gás Natural; Pacote 6, com Módulos de Compressão de gás; e Pacote 7, com Módulos de Injeção de Gás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of