ROPATEC TEM PLANOS PARA INSTALAR FÁBRICA DE MINIGERADORES EÓLICOS NO NORDESTE | Petronotícias




faixa - nao remover

ROPATEC TEM PLANOS PARA INSTALAR FÁBRICA DE MINIGERADORES EÓLICOS NO NORDESTE

Por Paulo Hora (paulo.hora@petronoticias.com.br) –

2 - IMG_4557Perto de instalar em Santa Catarina a sua primeira fábrica fora de seu país, a Ropatec, empresa italiana fabricante de Mini Geradores Eólicos Verticais de Alta Performance, já tem planos para uma segunda fábrica, no Nordeste do Brasil. Segundo o CEO da Ropatec Brasil, Fernando Miceli, a região é atrativa por apresentar condições de vento propícias ao uso da energia eólica e pela logística para a exportação.

Miceli também comparou os Mini Geradores Eólicos Verticais com os de turbinas com eixo horizontal. Segundo ele, aqueles têm uma eficiência maior que estes, quando comparados os modelos da própria empresa com mesma capacidade de geração. Dentre outras qualidades desses geradores, estão o silêncio, a baixa dependência da direção e a velocidade do vento e o fato de haver muito pouca necessidade de manutenção.

Quais as diferenças entre os minigeradores com turbinas de eixo vertical e os de eixo horizontal?

As turbinas de eixo vertical são mais eficientes quando comparadas às horizontais com mesma capacidade. Na comparação entre os geradores da Ropatec, os com turbinas verticais têm uma eficiência entre 30% a 40% maior que os de eixo horizontal. Os minigeradores verticais são mais pesados, mais estáveis, não têm direcionamento de vento e, por isso, giram de qualquer forma, usando menos freio.

Quais as vantagens dessa fonte de energia no que diz respeito ao impacto ambiental?

O impacto visual, por exemplo, é bem menor. A altura desses geradores (34 metros) não interfere na rota de voo dos pássaros, pois está mais visível para eles.

Que variedades existem de potência de geração de minigerador eólico de eixo vertical?

Já trabalhamos com variadas potências: 750 W; 1 KW; 1,5 KW; 3 KW; 6 KW; 10 KW; 20 KW; 30 KW; e 35 KW. Atualmente, por motivos de mercado e pela evolução que estes modelos tiveram nos últimos anos, chegando à 3ª geração, focamos mais nos de 3 KW, 10 KW, 20 KW, 30 KW e 35 KW.

Esse produto é mais adequado a que tipo de cliente?

Os minigeradores de eixo vertical são muito versáteis. Podem servir para indústrias, fazendas, prédios, entre outros. Na Europa eles são mais usados no setor da indústria da agropecuária. Eles também são perfeitos para plataformas de petróleo, mas ainda não há um histórico desse tipo de aproveitamento.

A fábrica de Santa Catarina vai entrar em operação quando?

Ainda não há previsão para o início da operação da fábrica de Santa Catarina, mas a ideia é que isso aconteça ainda em 2014. Vamos entregar cerca de 500 equipamentos por ano.

Quanto está sendo investido para a construção dessa fábrica?

Ainda não podemos informar o valor do investimento porque o que está planejado pode ser modificado, já que estamos em fase de negociação do local e no Brasil acontecem essas surpresas. Será a nossa primeira fábrica fora da Itália.

Quanto de conteúdo nacional será utilizado na fabricação desses geradores.

Será uma linha de montagem que utilizará, inicialmente, 60% de conteúdo nacional. A tendência é que depois de três ou quatro anos, esse número chegue a 100%.

A Ropatec tem outros projetos para o Brasil?

Temos planos para instalar uma fábrica no Nordeste daqui a três anos, mas isso vai depender do mercado e da situação em que a primeira fábrica estiver. O Nordeste tem a favor o seu bom potencial de mercado, devido aos ventos fortes da região, e a logística, pois está perto dos países da América Central, para onde vamos exportar.

Essa forma de gerar energia é sustentável em qualquer condição climática?

O mais importante é garantir um local que tenha as condições adequadas de vento. Antes de qualquer projeto, fazemos as medições locais com um software e via satélite. Dependendo do caso, também podemos avaliar outras coisas, como nível do mar e pluviosidade. Mas não precisamos, necessariamente, instalar o minigerador no local a que ele vai servir.

Quais são as outras especialidades da empresa no que diz respeito à geração de energia renovável?

Fazemos parcerias com empresas especializadas em outras fontes, notadamente a energia solar. Essas fontes se complementam e, a exemplo de alguns projetos que temos na Europa, a combinação do painel solar com os minigeradores eólicos é mais eficiente.

6
Deixe seu comentário

avatar
6 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
Ademir J. Zanelattonei pascoalFabianoLuizJoão Batista Graciosa Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Roberto
Visitante

Boa tarde, vcs teriam o telefone de contato da ROPATEC no Brasil?
SDS
Roberto Nóbrega
81 95256268

João Batista Graciosa
Visitante
João Batista Graciosa

Boa tarde,

Sou de Florianópolis, venho acompanhando a um tempo a evolução os sistemas de geração eólicos, e tenho grande interesse.
Gostaria de saber qual a previsão para inicio da produção, e onde esta sendo implantada a unidade de produção?

Obrigado

Luiz
Visitante
Luiz

Em Florianópolis fabricam geradores eólicos para residências
A empresa se chama EOLICOM : http://www.eolicom.com.br
Os geradores não são feios como a maioria também. 🙂

Fabiano
Visitante
Fabiano

bom dia
trabalho no setor energias gostaria de receber maiores informações dos produtos
tenho equipe especializada para instalação
gostaria de poder representar seus produtos no rio grande do sul desde já agradeço sua atenção.

nei pascoal
Visitante
nei pascoal

Oferecemos local para exposição e instalação do equipamento fabricados por Vs. Sas. em prédio que estamos construindo destinado a dar aulas e atividades comunitarias portanto com grande visibilidade na mídia.
Solicitamos possibilidade de comodato ou outra forma de disponibilização do equipamento já que Vs.Sas. estariam montando fabrica aqui em Biguaçu, SC onde seria instalado. Obrigado.

Ademir J. Zanelatto
Visitante
Ademir J. Zanelatto

Preciso saber qual custo para instalar geração eólica para uma fabrica com consumo médio de 550KW/h.
Cidade de instalação Içara Sc.