ROSATOM AMPLIA ACORDO DE COOPERAÇÃO NUCLEAR COM O GOVERNO DE BANGLADESH
A Rússia vai expandir sua cooperação nuclear com Bangladesh. O diretor-geral da Rosatom, Alexey Likhachev, e o Primeiro Ministro de Bangladesh, Sheikh Hasina, estiveram reunidos para tratar de uma cooperação bilateral para o uso pacífico da energia nuclear. Likhachev também visitou o local da construção da usina nuclear de Rooppur, a primeira usina nuclear de Bangladesh. Durante a visita foi assinado um pacote de documentos para a expansão da cooperação no campo da energia nuclear. Em particular, assinaram um protocolo para alterar o acordo intergovernamental entre a Rússia e o Governo de Bangladesh sobre a construção da central nuclear, referente à cooperação na prestação de assistência na operação, manutenção e reparos da central nuclear de Rooppur.
Os membros da delegação examinaram as instalações em construção e visitaram a Cidade Verde, um distrito especial especialmente construído para especialistas russos Alexey Likhachev disse que “A construção ganhou um ritmo considerável. É gratificante ver que nossos especialistas têm a oportunidade de viver plenamente, se envolver em atividades de lazer e receber assistência médica em um distrito especialmente construído.”
O Protocolo assinado pelos dois países estabelece o direito de Bangladesh contratar a empresa russa a longo prazo para ajudar na operação, manutenção e reparo das unidades de energia Rooppur NPP 1 e 2, além de fornecer equipamentos, materiais dispensáveis, peças sobressalentes. Peças e treinamento para as equipes de manutenção no curso das operações da NPP. Isso permitirá que a Rosatom realize manutenção, suporte operacional e reparo do NPP de Rooppur durante todo o seu ciclo de vida.
Além disso, foi assinado um pacote de anexos ao contrato de fornecimento de combustível nuclear para a usina nuclear de Rooppur entre a TVEL JSC e a Comissão de Energia Atômica de Bangladesh. O contrato é válido até o final da vida útil operacional de ambas as unidades de energia da Rooppur NPP. A usina será a primeira usina nuclear no exterior construída sob o projeto da geração III + (NPP-2006) e mudada para um ciclo de combustível de dezoito meses.
Deixe seu comentário