ROSATOM FAZ ACORDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA USINA NUCLEAR COM DOIS REATORES EM BANGLADESH | Petronotícias




faixa - nao remover

ROSATOM FAZ ACORDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA USINA NUCLEAR COM DOIS REATORES EM BANGLADESH

fdfddA Rosatom,  o Ministério da Ciência e Tecnologia de Bangladesh e a  Índia assinaram um Memorando de Entendimento para  cooperação na implementação do projeto de construção da central Nuclear de Rooppur,  em Bangladesh. A Rússia  estará construindo esta usina em Bangladesh com base em sistema Turney-Key.  O construtor será  a JSC Atomstroyexport, que faz parte da Divisão de Engenharia da Rosatom. O escopo do trabalho inclui design, produção e fornecimento de equipamentos, construção, instalação, partida  e comissionamento. O memorando estabeleceu uma estrutura para a interação dos especialistas russos contratados, indianos e bengalis na implementação de trabalhos relacionados ao projeto. As partes, em particular, cooperarão no campo da formação de pessoal, intercâmbio de experiências e suporte de consultoria. As empresas indianas podem estar envolvidas em obras de construção e instalação, o fornecimento de materiais e equipamentos de uma categoria não crítica no interesse do projeto.

Do lado russo, o memorando foi assinado pelo vice-diretor-geral para as relações internacionais da Corporação Estadual Rosatom  Nikolay Spassky, por Bangladesh, o embaixador Saiful Hoque, e pela ìndia o Embaixador em Moscou, Pankaj Saran (foto). Nikolay Spassky  disse que “ Foi um evento marcante para a indústria e para nossos países. Estamos confiantes de que este é o primeiro passo para a formação de uma nova agenda de cooperação voltada para o futuro na região.  A Rosatom é uma empresa global e líder mundial nos usos pacíficos da energia nuclear. Estamos abertos à cooperação no âmbito dos nossos projetos. A assinatura do Memorando é outra ilustração da nossa abordagem. A assinatura do memorando ilustra nossa política”.

A Construção da Usina Rooppur  consistirá em duas unidades de energia com reatores WWER de design russo com capacidade de 1.200 MW cada. As unidades construídas de acordo com este projeto estão relacionadas às unidades nucleares da geração “3+” com indicadores técnicos e econômicos aprimorados e os mais modernos requisitos de segurança. A unidade de força No. 1 da Novovoronezh NPP-2 russa tornou-se a referência para  Rooppur.  O site está localizado próximo ao  rio Padma, no distrito de Pabna, a cerca de 160 quilômetros do Dhaka.

A Rosatom é uma empresa estatal russa, um dos líderes tecnológicos globais no campo da tecnologia nuclear. É uma das maiores empresas da Federação Russa. Ele une ativos no campo da energia nuclear, design e construção de usinas nucleares, indústria de engenharia de energia. A corporação estatal Rosatom é a maior empresa geradora da Rússia, que forneceu 202,868 bilhões de kWh de eletricidade (ou 18,9% da produção total no país) em 2017.  A Rosatom ocupa o 1º lugar no mundo em termos de portfólio de projetos estrangeiros (33 unidades de energia em 12 países); 2º lugar no mundo em recursos de urânio e 4º lugar em termos de produção. A corporação estadual fornece 36% do mercado mundial de serviços de enriquecimento de urânio e 17% do mercado de combustível nuclear. O alcance da atividade da Rosatom inclui a produção de equipamentos e produtos isotópicos para as necessidades de medicina nuclear, pesquisa científica, ciência dos materiais, supercomputadores e software, produção de diversos produtos inovadores nucleares e não-nucleares. A Rosatom reúne mais de 300 empresas e organizações.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of