ROSATOM ASSINA CONTRATO PARA PEQUENAS INSTALAÇÕES HIDRELÉTRICAS NA REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL
A Ganz Engineering and Energetics Machinery (Ganz EEM), uma empresa húngara, que faz parte da State Atomic Energy Corporation Rosatom, e seu parceiro sul-africano, fornecedor de soluções de energia Blue World Power Energy e Recursos, assinaram um contrato para fornecer equipamentos para a instalação de uma usina de energia hidrelétrica de pequena escala em Mpompomo Falls, perto de Barberton, em Mpumalanga. A Rosatom oferece inúmeras soluções energéticas para países africanos e uma das mais promissoras é uma inovadora planta mini-hidrelétrica, com capacidade de projeto de até 2 MW. Uma única instalação é capaz de fornecer eletricidade para até 400 casas. A instalação não requer construção de barragens e não causa nenhum dano ambiental à ecologia dos rios e outros reservatórios. A solução de recipiente compacto permite reduzir consideravelmente o tempo de comissionamento e reduzir os custos de construção drasticamente. O período de garantia da instalação é de 12 anos.
Alexander Merten(foto), presidente da “Rusatom International Network” (RIN), que atua como integrador do projeto, disse que este foi o primeiro de muitos projetos minihidráulicos previstos na região sub-sharan africana: “Este é o nosso primeiro contrato com a Blue World Power and Energy Services, com um escopo para instalar uma usina hidrelétrica de baixo rendimento, menos de 1 Mw, na África do Sul. Este é apenas o início do nosso programa de cooperação de grande escala previsto no campo da engenharia hidrelétrica em pequena escala nos países da África Central e do Sul “.
A tecnologia das pequenas centrais hidrelétricas se integra bem com a infraestrutura de energia elétrica dos países africanos, uma vez que não requer instalação de rede adicional e o período de equilíbrio estimado para uma planta com capacidade de projeto de 1 MW e um fator de capacidade de 93 %, é de três anos. Gavin Carlson, diretor-gerente da Blue World Power Energy e Resources, disse que a empresa está trabalhando em vários projetos potenciais no mercado africano: “Essas miniunidades hidrelétricas tornaram-se nosso foco, pois são capazes de trazer o poder de forma rápida e eficiente às comunidades rurais da África. A Rosatom e nós mesmos assumimos o compromisso de alimentar a África através de tecnologias inovadoras, como a minihidro.”
Deixe seu comentário