ROSATOM CONSTRUIRÁ DOIS NOVOS REATORES NUCLEARES NA HUNGRIA
A usina nuclear de Paks, na Hungria, ganhará dois novos reatores da JSC NIAEP, subsidiária da estatal russa Rosatom. O projeto, orçado em € 12 bilhões, deve durar doze anos e garante que a JSC ficará responsável por desenvolver a engenharia, fornecer equipamentos, construir, manter e operar os reatores.
Tratam-se de dois reatores do tipo VVER-1200, um modelo moderno que trabalha com água pressurizada. Com a chegada deles, a capacidade inicial da usina de Paks deve crescer em 2,4 MW. Mesmo sem as novas instalações, a usina tem uma capacidade inicial de 2 GW, o que faz dela a geradora de 42% de toda a energia elétrica da Hungria. Esta é a única usina nuclear do país.
A Rosatom já possui outros 27 reatores fora da Rússia, e planeja ampliar seu alcance em outros mercados do globo, como na Argentina, na Indonésia e no Brasil. Há três anos, a estatal russa ingressou na Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), e declaradamente tem a intenção de investir no mercado brasileiro, inclusive abrindo um escritório no país já em 2015, com ações em diversos setores da energia nuclear para fins pacíficos.
Deixe seu comentário