ROSATOM ENTREGA OS COMPONENTES INTERNOS DO REATOR DA USINA NUCLEAR KURSK II, EM CONSTRUÇÃO NO OESTE DA RÚSSIA | Petronotícias




faixa - nao remover

ROSATOM ENTREGA OS COMPONENTES INTERNOS DO REATOR DA USINA NUCLEAR KURSK II, EM CONSTRUÇÃO NO OESTE DA RÚSSIA

nuclear equipeOs componentes internos do reator – incluindo um eixo interno de 10 metros, um defletor e um bloco de tubos de proteção – foram entregues no canteiro de obras da primeira unidade de energia em Kursk II, no oeste da Rússia. Os componentes internos foram fabricados pela filial de Volgodonsk da JSC AEM-Technologies (parte da divisão de construção de máquinas da Rosatom – Atomenergomash). Todos os componentes serão instalados dentro do vaso do reator da unidade, onde serão hermeticamente fechados com a tampa do reator. Os dispositivos no recipiente separam os fluxos de refrigerante no reator, os conjuntos de combustível são colocados dentro deles e os canais do sistema de controle e proteção do reator passam por eles.

Andrey Osharin, diretor interino da usina de Kursk, explicou que todos os elementos dos dispositivos internos passaram anteriormente por um teste de montagem na fábrica com um vaso de pressão do reator VVER-TOI padrão. “Um eixo interno de 10 metros pesando 73 toneladas, um defletor pesando 38 toneladas e um bloco de tubos de proteção pesando 68 toneladas foram abaixados para dentro. Em seguida, o reator nuclear foi fechado com uma tampa padrão. O peso total do produto montado foi de 603 toneladas. Durante a montagem do controle, todos os elementos repetem completamente sua posição de projeto. Isso reduz significativamente o tempo de montagem e simplifica a instalação da usina do reator diretamente no canteiro de obras da usina nuclear”, declarou.

A Rosatom informou em um comunicado que o reator de 340 toneladas e 12 metros foi instalado em Kursk II-1 em junho do ano passado. O Kursk II é o primeiro projeto a usar o design VVER-TOI – uma unidade de energia Geração III+ – e foi desenvolvido usando resultados técnicos do projeto VVER-1200. O projeto oferece medidas de segurança aprimoradas, incluindo uma maior margem de segurança contra impactos extremos e capacidade de resistir a terremotos, além de  equipado com modernos sistemas de controle e diagnóstico.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of