faixa - nao remover

ROSATOM ENTREGOU O LOTE INICIAL DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR DA PRIMEIRA USINA NUCLEAR DA TURQUIA

ATM-695Uma cerimônia solene marcou a entrega do lote inicial de combustível nuclear para a primeira usina nuclear da Turquia. O evento aconteceu no canteiro de obras da central, chamada de Akkuyu NPP. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da Turquia, Recep Erdo?an, participaram da cerimônia por videoconferência. Enquanto isso, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, o Ministro de Energia e Recursos Naturais da Turquia, Fatih Dönmez, o diretor da Rosatom, Alexey Likhachev, e a diretora executiva da JSC Akkuyu Nuclear, Anastasia Zoteeva, participaram presencialmente da cerimônia. A Akkuyu NPP cobrirá 10% das necessidades de eletricidade da Turquia.

Alexey Likhachev entregou a Fatih Dönmez um certificado confirmando a entrega de combustível em conformidade com todos os padrões e requisitos de segurança. Representantes de três gerações de moradores do distrito de Gülnar – um representante da geração mais velha, seu neto em idade escolar e um jovem engenheiro nuclear – ergueram a bandeira do átomo pacífico sobre o local da usina nuclear de Akkuyu como um sinal de que a Turquia se juntou à comunidade de países que desenvolvem energia nuclear tecnologias em seu território.

ATM-751_ThumbnailCom a entrega de combustível nuclear novo apara a usina nuclear de Akkuyu, esta se torna uma instalação nuclear e a República da Turquia recebe o status de país com tecnologias nucleares pacíficas. A construção da primeira central nuclear na Turquia é um projeto verdadeiramente conjunto. Mais de 400 empresas turcas participam dele. Pode-se dizer que a Turquia já desenvolveu seu próprio cluster industrial nuclear. A experiência acumulada de cooperação vai permitir-nos concretizar o potencial deste cluster noutros projetos”, afirmou Likhachev.

Os conjuntos de combustível para a primeira unidade de energia do Akkuyu NPP chegaram à instalação de armazenamento de combustível novo, onde serão armazenados em conformidade com todos os requisitos do processo. Depois que a unidade estiver pronta para o carregamento, os especialistas colocarão o combustível no reator e farão a primeira criticalidade para verificar os parâmetros do núcleo do reator.

A energia nuclear traz o bem, mas também responsabilidades. É por isso que a AIEA se associou desde o início ao projeto, fornecendo assistência para seguir os padrões de segurança exigidos. Estamos fazendo isso hoje com o espírito de esperança, o espírito de sucesso. Em mais 100 anos, a central nuclear de Akkuyu ainda estará produzindo energia limpa. Você sempre pode contar com a AIEA em todas as etapas a partir de agora”, declarou Rafael Grossi.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of