ROSATOM FAZ A ENTREGA DA PRIMEIRA REMESSA DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR DA USINA DE ROOPUR, EM BANGLADESH
A Usina Nuclear de Roopur, em Bangladsh, recebeu a primeira remessa do combustível nuclear da Rosatom. Vladimir Putin, presidente da Federação Russa, Sheikh Hasina, Primeira-Ministra da República Popular de Bangladesh, e Rafael Grossi, Diretor-Geral da AIEA, participaram da cerimônia da entrega do combustível por meio de videoconferência. Foi o marco do recebimento do status de instalação nuclear da primeira usina de Bangladesh. No local, o evento foi assistido por Alexey Likhachev, Diretor-Geral da Rosatom State Corporation, Yeafesh Osman, Ministro de Ciência e Tecnologia da República Popular de Bangladesh, e outros convidados oficiais. Os líderes dos dois países deram uma permissão simbólica para a entrega do combustível nuclear no local de construção da usina nuclear. Por sua vez, Alexey Likhachev, entregou um certificado ao Ministro Yeafesh Osman, confirmando a entrega do combustível de acordo com todos os padrões e requisitos de segurança. O combustível para a Usina Nuclear de Rooppur foi fabricado na Rússia na Planta de Concentrados Químicos de Novosibirsk (NCCP), uma empresa da Divisão de Combustível da Rosatom. A fabricação e o transporte do combustível foram realizados sob a orientação ativa e supervisão da Autoridade Reguladora de Energia Atômica de Bangladesh (BAERA).
Para Alexey Likhachev, esse dia marca uma nova fase no desenvolvimento das relações russo-bangladeshianas. “Após a entrega do combustível nuclear, a Usina Nuclear de Rooppur se torna uma instalação nuclear, e a República Popular de Bangladesh obtém o status de um país que possui tecnologias nucleares pacíficas. Para a Rosatom, é uma grande honra implementar um projeto que garantirá o fornecimento estável de energia e ajudará a preservar a natureza única de Bangladesh para as futuras gerações”, declarou.
Yeafesh disse que estavam ansiosos para que este momento chegasse: “Esperamos por este momento especial por muito tempo. É uma celebração não apenas para o povo do distrito de Pabna, mas também para toda a nação. Recebemos o certificado de entrega de combustível, o que por si só fala sobre nossos feitos como nação. O povo de Bangladesh é vibrante e colorido, e vamos celebrar de maneira muito colorida. Toda a nação está em clima de festa”.
O local da Usina Nuclear de Rooppur está localizado na margem leste do rio Ganges, no distrito de Pabna, a cerca de 160 km a noroeste da cidade de Dhaka, a capital da República Popular de Bangladesh. O projeto russo com reatores VVER-1200 foi selecionado para a primeira usina nuclear de Bangladesh. Este é um projeto evolutivo da Gen III+ que atende totalmente a todos os requisitos internacionais de segurança. O ciclo de vida dos reatores é de 60 anos, com a possibilidade de extensão por mais 20 anos.
Deixe seu comentário