ROSATOM FECHA ACORDO COM AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA PARA AVALIAR RISCOS DE RADIAÇÃO INDIVIDUAL

Vyacheslav PershukovA energia nuclear ainda é mal vista por muitas pessoas, principalmente quanto a sua segurança de radiação. Para melhorar os estudos nesse sentido, a Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA) e a Rosatom, estatal russa responsável pelo complexo energético nuclear do país, firmaram as disposições práticas para aumentar a cooperação na área.

O acordo assinado entre as partes abrange a avaliação de riscos de radiação para a população, bem como a gestão de condições de exposição planejada à radiação em ambiente profissional. A duração prevista é de três anos para cada projeto, com supervisão da Rosatom Inspeção-Geral, com auxílio de especialistas do ministério da Saúde russo.

Os estudos desenvolvidos na Rússia servirão como base para a AIEA replicar em outros países. A principal medição a ser feita é sobre os níveis de radiação individual para os trabalhadores das instalações nucleares na Rússia. Ao fim do projeto, uma publicação técnica será produzida a fim de facilitar a circulação internacional e uniformizar a prática entre os participantes da AIEA.

“Ao assinar as disposições práticas, a Rússia mais uma vez valida seu status de líder global em energia nuclear. A Rússia será o primeiro país a implementar essa avaliação de risco para monitorar e controlar, por pessoa, a exposição à radiação. A Rosatom está pronta para compartilhar sua experiência com países cooperantes com a Rússia para construir programas nucleares nacionais”, afirmou Vyacheslav Pershukov (foto), diretor-geral adjunto e diretor de Gestão da Inovação da Rosatom.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of