ROSATOM FECHA ACORDO PARA CONSTRUÇÕES DE REATORES NUCLEARES NO REINO UNIDO
A estatal russa Rosatom assinou, na semana passada, acordo com a Forturn e a Rolls-Royce para construção e operação de reatores nucleares VVER no Reino Unido. As companhias vão atuar em conjunto no desenvolvimento dos equipamentos, além de realizarem avaliações sobre as oportunidades de licenciamento de construção de uma instalação nuclear no país.
A Rolls-Royce será responsável pelo trabalho de avaliação de engenharia de segurança para Rosatom, que é a responsável pelo licenciamento da tecnologia de reatores VVER. Por sua vez, a Fortum, que opera dois reatores VVER em Loviisa, na Finlândia, vai prestar apoio em diversas áreas, tais como segurança e gestão de resíduos em termos comerciais.
De acordo com o ministro da Energia do Reino Unido, Michael Fallon (foto), o investimento estrangeiro no setor britânico de energia dependerá de todas as tecnologias de reatores que cumpram os padrões regulatórios rigorosos e independentes necessários do país e da União Europeia.
O Reino Unido conta atualmente com 16 reatores nucleares em operação – que correspondem por cerca de 18% da eletricidade gerada no país. O governo britânico anunciou que planeja ter 16 GW de capacidade nuclear em 2030.
Deixe seu comentário