faixa - nao remover

ROSATOM INAUGURA NA BOLÍVIA UM CENTRO MULTIFUNCIONAL COM AS INSTALAÇÕES NUCLEARES MAIS ALTA DO MUNDO

ROSA C APAFoi inaugurado  o Centro Multifuncional de Irradiação (CMI) ), construído pela Rosatom em nome da Agência Boliviana de Energia Nuclear (ABEN)  na  cidade de El Alto, Bolívia. A instalação está situada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear (CIDTN),que fica a uma altitude de 4.000 metros acima do nível do mar, tornando-se a instalação nuclear mais alta do mundo. E para iniciar a instalação do vaso do primeiro reator de pesquisa na Bolívia, houve uma cerimônia que  com a presença do presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Luis Alberto Arce Catacora, e do Diretor Geral da Rosatom, Alexey Likhachev, que participou por meio de videoconferência foto principal).

O complexo do reator, cujo equipamento é fabricado na Rússia, permitirá que a Bolívia conduza pesquisas científicas fundamentais e aplicadas, fornecendo ferramentasROSA YTURMA adicionais para o desenvolvimento de vários setores econômicos, incluindo a indústria do lítio. Além disso, o reator de pesquisa facilitará a produção de radioisótopos e será usado para treinar futuros profissionais em instalações nucleares, como explicou, Luis Alberto Arce Catacora:  “O Centro Multifuncional de Irradiação nos permitirá irradiar nossos produtos agrícolas e, posteriormente, exportá-los, atendendo aos padrões necessários para acessar os mercados internacionais. Essa é a importância do Centro de Irradiação. Um centro de irradiação que não teria sido possível sem a cooperação de nosso país irmão, a Rússia, e, neste caso, da empresa Rosatom, que nos ajuda com o Centro de Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear aqui na cidade de El Alto.”

ROSA BOLIBAlém do reator de pesquisa com um conjunto de laboratórios e do centro multifuncional de irradiação, o projeto do CIDTN também inclui um complexo ciclotrônico para a produção de radiofármacos, implementado em março de 2023, e um laboratório de radiobiologia e radioecologia. O prazo previsto para a conclusão da construção das instalações do centro é 2025. Da Rússia, via internet, Alexey Likhachev, Diretor Geral da Corporação Estatal Rosatom, disse que  “A instalação do vaso de pressão do reator de pesquisa na metrópole montanhosa mais alta do mundo, a uma altitude de 4.000 metros acima do nível do mar, é um novo recorde para toda a indústria nuclear global, tornando-se possível graças à nossa bem-sucedida cooperação com parceiros bolivianos e, é claro, às soluções únicas de projeto e engenharia implementadas pela Corporação Estatal Rosatom. Hoje, junto com nossos clientes, também inauguramos o Centro Multifuncional de Irradiação. Estamos muito satisfeitos que a Bolívia, com o apoio da Federação da Rússia, esteja introduzindo com sucesso tecnologias nucleares avançadas em setores socialmente importantes da economia. “

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of