ROSATOM INICIOU O CARREGAMENTO DE COMBUSTÍVEL NA NOVA USINA NUCLEAR DA BIELORÚSSIA
A Rosatom começou o carregamento de combustível na Unidade 2 da Usina Nuclear da bielorrúsia. Um total de 163 conjuntos de combustível serão carregados no reator. O combustível foi fabricado na Usina de Concentrados Químicos de Novosibirsk, empresa de combustível da Rosatom TVEL. Após a conclusão do carregamento, o reator será levado ao nível mínimo de potência controlada (menos de 1%). Após a confirmação da confiabilidade e segurança da operação a fase de inicialização da energia terá início, quando a unidade será conectada pela primeira vez à rede elétrica da República da bielorrúsia.
Alexander Lokshin, diretor Geral Adjunto para Energia Nuclear da Rosatom, disse que o período mais interessante, emocionante e significativo da construção de uma unidade de energia nuclear é o seu ajuste e comissionamento após a conclusão de um enorme escopo de obras de construção e montagem. “Nesta fase, metros cúbicos de concreto, toneladas de estruturas metálicas, quilômetros de cabos e dutos transformam-se em um organismo vivo, que funcionará e servirá à população por pelo menos 60 anos. Um startup físico pode ser comparado à formação e ao início da vida do órgão principal – o coração deste organismo. Desejo a todos nós uma conclusão bem sucedida desta etapa”, afirmou.
A Rosatom State Corporation é reconhecida como a única empresa no mundo a implementar a produção em escala real de usinas nucleares no exterior. No total, 106 instalações de energia nuclear de projeto russo já foram construídas em todo o mundo, das quais 80 são unidades de energia equipadas com reatores VVER. Atualmente, o portfólio de pedidos internacionais da Rosatom inclui 35 unidades com reatores VVER que estão sendo entregues em vários estágios em 12 países.
Deixe seu comentário