ROSATOM INSTALA PARTE SUPERIOR DA CÚPULA DA USINA NUCLEAR DE KURSK II PESANDO 235 TONELADAS
A cúpula da concha de contenção externa foi colocada no primeiro reator em construção na usina nuclear de Kursk II da estatal russa Rosatom. A instalação foi precedida pela pré-montagem dos componentes em local especial no terreno. A parte inferior da cúpula, uma estrutura de grande porte pesando 235 toneladas, foi inicialmente montada. Cinco dias depois foi montada a parte superior da cúpula, com 34,7 metros de diâmetro e 175 toneladas de peso. Agora com a cúpula externa instalada, o edifício de contenção da unidade tem uma altura de 65,4 metros. A montagem e instalação da cúpula foi realizada por especialistas da filial de Kursk da Trest RosSEM, parte da divisão de engenharia da Rosatom. Kursk II é uma nova usina em construção, destinada a substituir as quatro unidades mais antigas de Kursk, que serão retiradas de serviço de 2022 a 2031. As novas unidades são o projeto VVER-TOI da Gidropress, otimizado com foco em digital fabricação e operação.
“A contenção externa é um dos sistemas de segurança mais importantes”, disse Andrey Osharin, primeiro vice-diretor de construção de novas unidades na fábrica de Kursk. “Esta estrutura de concreto armado protege a planta do reator de influências externas extremas. Além da externa, há também uma casca protetora interna que fornece proteção confiável ao meio ambiente. Sua instalação foi concluída em outubro deste ano. A contenção dupla é um diferencial característica do projeto russo de unidades de energia com reatores VVER-1200 e VVER-TOI, que garante o nível máximo de segurança da usina nuclear.”
Evgeny Shevchenko, diretor da filial de Kursk da Trest RosSEM, observou que a montagem e instalação das cúpulas de contenção dupla foram concluídas em 135 dias, em vez dos 175 dias programados: “A redução de prazos foi conseguida graças à interação bem coordenada dos especialistas no estaleiro e à organização do trabalho com a máxima paralelização das operações”, referiu.
Já Oleg Shperle, vice-presidente da JSC AtomStroyExport, disse que “A conclusão bem-sucedida da instalação da cúpula de contenção externa é um passo importante para o início físico da unidade de energia. Os trabalhos de concretagem da cúpula começarão na próxima primavera e, depois de concluída esta etapa, será possível proceder à instalação de sistemas passivos de remoção de calor.”
Deixe seu comentário