ESTATAL RUSSA PODE DOBRAR QUANTIDADE DE CONTRATOS ESTE ANO
A russa Rosatom, estatal nuclear, pode vir a construir mais 40 reatores em 2014. A informação foi dada pelo CEO Sergey Kirienko (foto). Segundo ele, hoje o total de contratos firmados é de 20 reatores, de forma que, com os novos contratos, a empresa dobraria seus pedidos mesmo após Fukushima. Segundo a Rosatom, os atuais incluem novas usinas, entregas de combustível nuclear e urânio enriquecido, entre outros serviços.
De acordo com a empresa, o portfolio de contratos da Rosatom no exterior excede US$74 bilhões. Recentemente, a empresa recebeu aporte de cerca US$ 2,5 bilhões do governo russo para o crescimento do uso da energia nuclear na Rússia e no exterior em 2014.
Segundo Kriyenko, a Rosatom está muito interessada na América Latina, sobretudo no Brasil e na Argentina, que anunciaram programas de energia nuclear, embora as negociações ainda sejam preliminares. A Argentina pretende erguer uma usina de 1,8 GW.
Segundo Kiriyenko, CEO da Rosatom, a geografia de investimentos em energia nuclear mudou, e não inclui Alemanha, Japão e vários países europeus. Entretando, a Grã-Bretanha já aparece como importante player, e convidou a Rosatom para trabalhar na construção de reatores das centrais nucleares no Reino Unido, após negociações diretas com a Rússia.
Nesse momento a Rosatom também está construindo nove reatores na Rússia. No final de 2014, a estatal planeja iniciar a construção de mais dois reatores. Também vem negociando com Arábia Saudita, que não possui nenhuma usina nuclear e já manifestou interesse em construir sua primeira central.
Deixe seu comentário