ROSATOM SUGERE MODELO DE CONTRATAÇÃO PARA O TÉRMINO DE ANGRA 3 | Petronotícias




faixa - nao remover

ROSATOM SUGERE MODELO DE CONTRATAÇÃO PARA O TÉRMINO DE ANGRA 3

3_komarovA estatal russa Rosatom é uma das gigantes do setor nuclear que deseja ser parceira da Eletronuclear na conclusão de Angra 3. Um dos principais membros da diretoria da companhia, Kirill Komarov (foto), declarou que a empresa russa acredita que o melhor modelo para a retomada do projeto seria por meio de contratação. A solução, na visão do executivo, seria a mais barata para o Brasil.

A informação foi publicada nesta quarta-feira (17) pelo jornal “Valor Econômico”. Komarov afirmou que a Rosatom é flexível em relação a qualquer modelo que o governo brasileiro defina para a retomada das obras, mas a empresa avalia que a contratação de um fornecedor por meio de um contrato de EPC será menos custosa para o país, porque os riscos são menores para os contratados.

A Rosatom foi uma das empresas que receberam o contive para participar da pesquisa de mercado (market sounding) iniciada este mês pela Eletronuclear. A ideia é ouvir as opiniões das companhias interessadas no projeto, para ajudar a definir qual o melhor modelo para a formação de uma parceria.

Komarov disse que a Rosatom tem trabalhado com diferentes modelos ao redor do mundo. Hoje, a empresa tem um total de 78 reatores em operação pelo planeta e outros 36 em construção em 12 países. Vice-diretor geral da Rosatom para desenvolvimento corporativo e negócios internacionais, Komarov acrescenta que a empresa está disponível para propor um plano que possa ser confortável para todas as partes envolvidas em Angra 3.

O executivo foi um dos representantes da Rosatom no World Nuclear Spotlight, no Rio de Janeiro, e participou da reunião com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Ele disse ainda que vê como positivo o cenário do mercado nuclear brasileiro, após as sinalizações do governo em expandir a oferta da fonte no país.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of