ROSATOM VAI FORNECER TECNOLOGIA PARA USINA NUCLEAR NA FINLÂNDIA
A Rússia e a Finlândia assinaram um acordo estratégico para fornecimento de energia nuclear. A empresa finlandesa Fennovoima Ou vai dispor de tecnologia russa para construir a usina nuclear de Hanhikivi, cuja construção está prevista para começar em 2017 e operação comercial energia para 2024. Junto com o acordo de construção da unidade nuclear, a TVEL (empresa de combustível da Rosatom) assinou um contrato por 10 anos de 450 milhões de euros para fornecimento de combustível.
Com a cooperação para o projeto nuclear finlandês, a Rússia visa ao reconhecimento de suas tecnologias de design e construção de usinas nucleares, bem como à possibilidade de entrar no mercado de energia do norte da Europa. Para a Finlândia, a usina significa a oportunidade de aumentar a competitividade das exportações de sua indústria e criar condições para acelerar o desenvolvimento das regiões do norte do país.
Para o CEO da Rosatom, Sergey Kirienko (foto), o fato de a estatal russa ter sido selecionada como fornecedora de tecnologia nuclear para a Finlândia é a confirmação do sucesso da relação entre os dois países. Segundo o executivo, a companhia oferece o design do reator AES-2006, que cumpre todos os requisitos de segurança estabelecidos após o acidente de Fukushima
O Ministro de Assuntos Econômicos da Finlândia, Jan Vapaavuori, declarou que o fato de a usina nuclear de Loviisa ter operado sem incidentes por mais de 30 anos cofirma a confiabilidade da tecnologia russa. Segundo o Ministro, a Rosatom dedica grande atenção à segurança, tanto no decorrer do projeto quanto na construção de usinas nucleares.
Deixe seu comentário