ROSNEFT ASSINA ACORDO PARA EXPLORAR CINCO CAMPOS DE PETRÓLEO NA REGIÃO DO CURDISTÃO, NO IRAQUE
A Rosneft, principal especialista do petróleo da Rússia, vai explorar e desenvolver cinco campos na região do Curdistão, no Iraque, uma das províncias petrolíferas mais novas e de mais rápido crescimento do mundo. A Rosneft tornou-se a primeira empresa a financiar as exportações de petróleo curdo, uma atividade dominada por casas comerciais, que incentiva a região semiautônoma em meio à sua luta contra o Estado islâmico. A Rosneft e o governo do Curdistão assinaram acordos de compartilhamento de produção para cinco blocos de petróleo, que também tem como objetivo explorar o gás no futuro.
Igor Sechin, o executivo-chefe de Rosneft, um forte aliado do presidente russo, Vladimir Putin, disse que a empresa estava ampliando a cooperação com o Curdistão após as primeiras compras diretas de petróleo curdo para as refinarias alemãs da Rosneft:
“Os acordos … constituem um exemplo de investimentos bem pesados em uma das principais regiões do Oriente Médio, o que permitirá que a empresa expanda sua geografia de exploração e produção, forneça matéria-prima para a crescente rede de refinação da Rosneft e aumente a lucratividade de Nossos ativos internacionais “, disse Sechin.
A geopolítica da região é extremamente é delicada e extremamente complexa. O Iraque se opõe às vendas de petróleo independentes curdas, mas recentemente aliviou sua posição em meio a esforços conjuntos do governo regional e de Bagdá para derrotar o Estado islâmico. A Rosneft e Curdistão também disseram ter concordado com a monetização do oleoduto de exportação no Curdistão , com a Rosneft acessando o sistema de transporte regional, que possui capacidade de produção de 700 Mbps. No final de 2017, o Curdistão planeja expandir o pipeline para 1% da produção global, apostando na chegada de novos volumes de novos desenvolvimentos. A produção de petróleo curdo tem sido liderada principalmente nos últimos anos por empresas de médio porte, incluindo a Genel. Empresas maiores, como a ExxonMobil e a Chevron, ainda estão no estágio exploratório e retornaram recentemente a alguns blocos no Curdistão depois de buscas infrutíferas. Os acordos assinados permitirão a Rosneft entrar em uma das regiões mais promissoras do mercado global de energia em desenvolvimento. O Curdistão estima suas reservas recuperáveis em 45 Bilhões de barris.
Boa noite sou do Amazonas gostaria que dessem notícias de quando a hosneft vai explorar petróleo e gás no Amazonas a previsão agora em 2017?