ROSNEFT DEFINE META DE PRODUÇÃO DE 100 BILHÕES DE METROS CÚBICOS DE GÁS POR ANO EM 2020
A despeito das sanções impostas pelas potências ocidentais, a Rosneft anunciou que pretende produzir 100 bilhões de metros cúbicos de gás por ano até 2020, aumentar seu fluxo de caixa livre para mais de 11,6 bilhões de dólares ao ano e dobrar em duas décadas sua produção para 10 milhões de barris de óleo equivalente por dia.
Segundo o diretor financeiro Rosneft, Svyatoslav Slavinsky (foto), a crise aproximou mais ainda as pessoas no apoio às atividades da companhia. Desde que o ex-vice primeiro-ministro de Vladimir Putin assumiu a condução diária da estatal, em 2012, foi firmada uma série de acordos com compradores como CNPC, Glencore, Vitol, Trafigura e BP, para receber pagamentos adiantados por seu petróleo.
Os acordos ajudaram a Rosneft a formar um caixa de cerca de 20 bilhões de dólares no fim de março, o que Slavinsky diz ser suficiente para cobrir suas necessidades de financiamento nos próximos 12 meses, mesmo com o afastamento de investidores estrangeiros.
A estratégia de crescimento da Rosneft se concentra em três áreas: produção de gás, com as aquisições da Itera e da Sibneftgas e a construção de um terminal de gás natural liquefeito com a ExxonMobil; novos campos de petróleo no leste da Sibéria, com o objetivo de elevar a produção para 1 milhão de barris por dia a partir de 2020; e desenvolvimento de recursos offshore de petróleo e gás na Rússia, com atividades de perfuração no mar de Cara, no Ártico.
Deixe seu comentário