RUSATOM VAI CONSTRUIR CENTROS DE ESTERILIZAÇÃO DE RADIAÇÃO NA ÍNDIA
A Rusatom Overseas, subsidiária da russa Rosatom, assinou um acordo com os acionistas da Gama Tech India Private para adquirir 49% de participação na empresa. O objetivo da aquisição é implementar um projeto para a criação de centros de esterilização de radiação na Índia. Essas unidades irão prestar serviços de descontaminação de alimentos e esterilização de produtos médicos por radiação ionizante. De acordo com o planejamento, elas serão construídas nos estados de Tamil Nadu, Kerala, Karnataka, Andhra Pradesh e Maharashtra.
O CEO da Rusatom Overseas, Dzhomart Aliev (foto), lembrou que a esterilização de dispositivos médicos é apenas uma das maneiras de usar tecnologias modernas de radiação. “Elas podem ser utilizadas na agricultura, na esterilização de resíduos sólidos urbanos e na indústria petroquímica. Há demanda por serviços com essa tecnologia em todo o mundo. Atualmente, a Rusatom Overseas está prestes a terminar a construção de dois centros de esterilização de radiação na Rússia. Quando os da Índia entrarem em operação, teremos um grande exemplo de soluções competitivas da Rosatom no exterior”, disse.
Nesta semana, a Rusatom assinou, durante a 58ª Conferência da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), um memorando com o Instituto de Tecnologias Nucleares da Tailândia para a utilização de energia nuclear para fins pacíficos. Os dois países ampliarão a cooperação em estudos nucleares no que diz respeito à medidas de segurança, treinamento de pessoal e tratamento científico para o descarte dos resíduos. Outro acordo firmado pela subsidiária internacional da Rosatom foi com a Comissão Reguladora Nuclear da Jordânia para o desenvolvimento do projeto de construção da primeira usina nuclear jordaniana. A previsão é que a obra seja concluída até 2020, quando o setor nuclear deverá ser responsável por entre 12% e 15% da energia gerada no país.
Deixe seu comentário