RÚSSIA DIZ QUE O OCIDENTE É O AUTOR DAS EXPLOSÕES CONTRA OS GASODUTOS NORD STREAM 1 E 2
Seguindo o velho ditado de que filho feio não tem pai, a Rússia e os países ocidentais estão trocando acusações entre si sobre a autoria das explosões que danificaram seriamente os gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2. Como noticiamos, no início desta semana, foram detectados três vazamentos nos gasodutos pelas forças armadas da Dinamarca. Além disso, posteriormente, a guarda costeira sueca detectou um novo vazamento no gasoduto Nord Stream 2.
O Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR) diz ter informações que apontam para o envolvimento ocidental no ataque aos oleodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2. “Já temos alguns materiais que apontam para o caminho ocidental na organização e implementação deste ataque terrorista. Na minha opinião, o Ocidente está fazendo todo o possível para esconder os verdadeiros perpetradores e organizadores deste ataque terrorista”, declarou o chefe do SVR, Sergey Naryshkin.
Nesta sexta-feira (30), o presidente russo foi direto ao ponto e acusou os Estados Unidos e seus aliados de explodir os gasodutos Nord Stream. “As sanções não foram suficientes para os anglo-saxões: eles passaram para a sabotagem”, disse Putin. “É difícil de acreditar, mas é um fato que eles organizaram as explosões nos gasodutos internacionais Nord Stream”, acrescentou.
No início desta semana, a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, disse que por mais que ainda não esteja claro o que causou as explosões, o vazamento é resultado de “ações deliberadas”. Já o premier da Polônia, Mateusz Morawiecki, foi mais enfático e classificou o caso como “um ato de sabotagem”. A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, concordou que os vazamentos foram causados por sabotagem e alertou para a “resposta mais forte possível”. A Agência de Energia Dinamarquesa declarou que as rachaduras nos gasodutos não são pequenas e que os danos à linha foram muito grandes.
Deixe seu comentário