RÚSSIA ASSINA ACORDO COM ARÁBIA SAUDITA QUE QUER CONSTRUIR 16 USINAS NUCLEARES EM 20 ANOS | Petronotícias




faixa - nao remover

RÚSSIA ASSINA ACORDO COM ARÁBIA SAUDITA QUE QUER CONSTRUIR 16 USINAS NUCLEARES EM 20 ANOS

zazazaA Rosatom e a Cidade do Rei Abdullah para Energia Atômica e Renovável (KA-CARE) assinaram em Moscou, um “programa de cooperação” para uso pacífico da energia nuclear. O acordo fez  parte da visita a Rússia do Rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud. O programa visa desenvolver o acordo intergovernamental sobre cooperação nos usos pacíficos da energia nuclear, assinado pelos dois países em junho de 2015. O último documento foi assinado por Khalid Al Falih, ministro saudita da energia, indústria e recursos minerais, e Maher Al Odan, chefe da divisão de energia nuclear da KA-CARE,  Alexey Likhachov, diretor-geral da Rosatom, e Evgeny Pakermanov , presidente da Rusatom Overseas.

 A Rosatom planeja cooperar em reatores de pequeno e médio porte, que podem ser usados tanto para geração de energia como dessalinização de água do mar. Vai promover também o  treinamento de pessoal para o programa nuclear nacional da Arábia Saudita e para o desenvolvimento da infraestrutura de energia nuclear do reino. A Rússia e a Arábia Saudita também analisam  construir uma usina de energia nuclear com design russo na Arábia Saudita. Embora o programa nuclear da Arábia Saudita esteja no início, eles planejam construir 16 reatores de energia nuclear nos próximos 20 anos. Um decreto real de 2010 identificou a energia nuclear como essencial para ajudar a atender a crescente demanda de energia tanto para a geração de eletricidade como para a dessalinização da água, reduzindo a dependência dos recursos de hidrocarbonetos.

Em janeiro deste ano, a Arábia Saudita também assinou um memorando de entendimento com a China sobre a construção de reatores refrigerados a gás de alta temperatura no país. Eles assinaram este acordo de cooperação para um estudo conjunto em março e realizaram sua primeira reunião para discutir a viabilidade de construir a planta, em maio.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of