RÚSSIA AVANÇA EM PROJETO PARA ELIMINAR PRODUÇÃO DE RESÍDUOS RADIOATIVOS
A Rússia anunciou um novo marco em seu projeto Proryv, que visa à instalação de um ciclo fechado de combustível nuclear que possa eliminar a produção de resíduos radioativos de geração de energia nuclear. Foram concluídos os testes do TVS-4, primeiro combustível que contém nitreto. O conjunto é destinado para o reator BN-600, o terceiro da usina de Beloyarsk.
Vladimir Troyanov, engenheiro-chefe de produção do projeto, disse que os materiais utilizados para a montagem de combustível TVS-4 tinham estabilidade de radiação mais elevada para permitir um aumento substancial de sua vida útil e, consequentemente, a eficiência dos reatores. O próximo a ser lançado será o TVS-5, que está sendo projetado para o reator de demonstração de Brest-OD-300, um sistema refrigerado a chumbo, desenvolvido pelo Dollezhal Research and Development Institute of Power Engineering (NIKIET).
Enquanto isso, a Mining and Chemical Combine (MCC), subsidiária da Rosatom, anunciou a produção do primeiro lote industrial com 10 quilogramas de óxido misto, uma mistura de plutónio e de urânio dióxidos. Tablets do combustível serão produzidos em série para serem usados no reator de nêutrons rápidos BN-800 ou na unidade 4 da central Beloyarsk.
Deixe seu comentário