RÚSSIA AVANÇA EM PROJETOS DE DUAS USINAS NUCLEARES EM UMA SEMANA
Enquanto o setor nuclear brasileiro espera definições sobre Angra 3, a Rússia vai dando novos passos dentro deste segmento. O país começou os procedimentos de lançamento da Unidade 1 da Usina de Energia Nuclear de Leningrado-2. Funcionários operacionais carregaram, com sucesso, o primeiro dos 163 elementos combustíveis com um novo combustível nuclear, dando início ao primeiro procedimento de criticidade – que confirma que a planta funcionará de forma confiável e segura durante toda sua vida útil. Também nesta semana, a Rússia começou o primeiro procedimento de criticidade na Unidade 4 da Usina de Energia Nuclear de Rostov. Esta é a primeira vez na história recente da nação que estas atividades foram iniciadas em duas das mais modernas unidades no espaço de uma semana.
O Diretor Geral da JSC Concern Rosenergoatom, Andrey Petrov, explica que o começo das operações de criticidade significa que todos os trabalhos de construção da usina foram concluídos. “Dentro de 30 dias, a instalação do reator estará pronta para alcançar o nível de energia controlada mínimo. Realizaremos todos os experimentos e operações de lançamento necessários na instalação do reator em conformidade com o programa escalonado. O próximo passo é a geração de energia, que começará no próximo ano”, afirmou.
A JSC Concern Rosenergoatom é a proprietária e desenvolvedora do projeto para a construção de unidades de energia na Usina de Leningrado-2, enquanto que a ASE (divisão de engenharia de Rosatom) cuida do designer geral do empreendimento. A Usina de Leningrado é a maior produtora de eletricidade do noroeste da Rússia, respondendo por cerca de 50% da energia gerada na região. A central nuclear está recebendo unidades de energia com reatores de água pressurizada VVER-1200.
Todos os 163 elementos de combustível devem ser carregados no reator da usina até o final deste mês. A etapa decisiva das operações de lançamento – a geração de energia e sua entrega aos consumidores – começará no início do ano que vem.
Deixe seu comentário