RÚSSIA COLOCA EM OPERAÇÃO O QUARTO REATOR DO COMPLEXO NUCLEAR DE ROSTOV
O novo reator da Rússia, o Rostov 4, começou a operar pela primeira vez. É o terceiro reator que começa num mesmo site em apenas sete anos. A nova unidade de reator atingiu a criticidade, passando para a próxima etapa de comissionamento, um programa de verificações de 25 dias durante o qual o operador Rosenergoatom irá confirmar as características do núcleo do reator. O reator é uma unidade VVER-1000 de 1011 MWe projetada pela Gidropress e construída pela ASE. O site de Rostov tem sido conhecido no passado como Volgodonsk, e fica a cerca de 13 km de distância do centro da cidade de Rostov. A planta fornece 46% de eletricidade na região mais ampla e é a base da segurança energética para o sul da Rússia, segundo informou a Rosatom.
Rostov 4 representa o último na série da Rússia de unidades VVER-1000, que compõem 13 da frota russa de 23 reatores de potência operáveis. Juntos, a frota fornece cerca de 18% da eletricidade para o país. O governador da região de Rostov, Vasily Golubev (centro), se junta à indústria para celebrar o início das operações Petrov disse que “é sem precedentes que a Rostov NPP seja a única planta na Rússia que iniciou três unidades em um site ao longo de sete anos”.
A unidade 2 começou em 2010, a unidade 3 em 2015 e agora a unidade 4 já começou. Petrov acrescentou: “Podemos e devemos orgulhar-nos do mérito de nossa equipe única. Estamos cumprindo a principal tarefa de criar unidades de energia para a liderança do país e do setor”. Quando Rostov 4 chegar a pleno poder e operação comercial no próximo ano, a energia nuclear fornecerá 54% de energia no sul da Rússia, disse a Rosatom.
Deixe seu comentário