RÚSSIA CORRE PARA CONCLUIR GASODUTO NORD STREAM II PARA DIMINUIR PRESSÃO DOS ESTADOS UNIDOS

swsswwswsswA geopolítica não descansa, nem mesmo durante uma pandemia global. Apesar dos significativos contratempos econômicos resultantes das sanções dos Estados Unidos, a Rússia continua seu esforço para concluir o gasoduto Nord Stream II. Enquanto Moscou faz um último esforço para estar na linha de chegada, o governo mantém a pressão americana, o que potencialmente pode atrapalhar o oleoduto uma vez por todas. O gasoduto Nord Stream II (NSII) vai conectar a Alemanha à Rússia. Não é nem economicamente necessário nem geopoliticamente prudente. No entanto, isso aumentaria bastante a dependência europeia do gás russo e a capacidade da Rússia de usar seu domínio energético europeu como um trunfo político, prejudicando e os aliados americanos na Europa Central e Oriental.

A construção do NSII começou  em maio de 2018. O projeto prevê dois gasodutos que transportam gás natural de instalações operadas em Ust Luga, na Rússia, pela estatal Gazprom para Greifswald, na Alemanha.  Atualmente, a Rússia fornece cerca de 40% do gás natural da Europa, utilizando os dutos Nord Stream I existentes e dutos terrestres via Bielorrússia e Ucrânia. A conclusão do Nord Stream II permitiria à Rússia diminuir o fluxo de gás por meio de seus dutos terrestres em favor das rotas do Norte Báltico dos Nord Stream I e II.

Um NSII completo permitiria que o presidente russo Vladimir Putin “cortasse rapidamente mais de 80% do fornecimento de gás russo à União Europeia em ssswwwspouco tempo”, afirmou uma fonte.  Isso daria a Putin uma tremenda alavancagem para pressionar os líderes europeus a concordarem com seus objetivos geoestratégicos; o crescimento da Alemanha como o principal centro de trânsito de gás natural do continente também poderia comprar à Rússia algum espaço político para manobra em um aliado crítico dos EUA.

O Nord Stream II também permitiria à Rússia reprimir a concorrência com o gás natural liquefeito (GNL), que avançou   no mercado europeu nos últimos anos. Os americanos fornecem, apenas 3,5% do gás natural da Europa, mas o governo dos Estados Unidos credita ao GNL americano a economia  “US $ 8 bilhões em consumidores grgtghtgeuropeus, permitindo negociar preços mais baixos com os fornecedores existentes”.  

Menos de 140 quilômetros do oleoduto ainda precisam ser concluídos. Ansiosa para terminar o trabalho, enquanto a atenção do mundo permanece focada na pandemia, a Gazprom planeja usar dois de seus próprios navios,  o Akademik Cherskiy, que instala um tubo, e o navio Fortuna – para traçar o caminho restante.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of