RÚSSIA E ARGENTINA ASSINAM TRATADO DE COOPERAÇÃO NUCLEAR
O presidente da Rússia, Vladimir Putin (foto), assinou um tratado de cooperação nuclear do país com a Argentina. Segundo o assessor para assuntos internacionais, Yuri Ushakov, a Rosatom tem o interesse de participar da construção da usina nuclear Atucha-III. Com projeto avaliado em US$ 3 bilhões, a usina nuclear será a quarta da Argentina.
Segundo a Rosatom, o documento substitui o acordo que expirou em dezembro de 2012 e amplia áreas de cooperação, incluindo design, construção, operação, desmantelamento de centrais nucleares e de reatores de pesquisa, instalações de dessalinização de água, suporte do ciclo do combustível nuclear, gestão de resíduos radioativos e produção de isótopos.
No plano político, Ushakov destacou o grande nível de sintonia entre Moscou e Buenos Aires e acrescentou que as posturas de ambos os países frente à maioria dos problemas internacionais são coincidentes ou próximas. A Argentina compartilha nossa avaliação da situação na Ucrânia. Nossas posições são muito próximas.
Há algumas semanas, o presidente da Rosatom, Sergei Kiriyenko, ressaltou o interesse de sua corporação em ampliar a cooperação com a América Latina, ressaltando que a região é uma das prioridades de desenvolvimento da companhia. Em visita ao Brasil, para reunião dos Brics, Putin deverá tentar um acordo semelhante com Dilma Rousseff.
Deixe seu comentário