RÚSSIA E ARGENTINA ASSINAM TRATADO DE COOPERAÇÃO NUCLEAR | Petronotícias




faixa - nao remover

RÚSSIA E ARGENTINA ASSINAM TRATADO DE COOPERAÇÃO NUCLEAR

Vladimir-PutinO presidente da Rússia, Vladimir Putin (foto), assinou um tratado de cooperação nuclear do país com a Argentina. Segundo o assessor para assuntos internacionais, Yuri Ushakov, a Rosatom tem o interesse de participar da construção da usina nuclear Atucha-III. Com projeto avaliado em US$ 3 bilhões, a usina nuclear será a quarta da Argentina.

Segundo a Rosatom, o documento substitui o acordo que expirou em dezembro de 2012 e amplia áreas de cooperação, incluindo design, construção, operação, desmantelamento de centrais nucleares e de reatores de pesquisa, instalações de dessalinização de água, suporte do ciclo do combustível nuclear, gestão de resíduos radioativos e produção de isótopos.

No plano político, Ushakov destacou o grande nível de sintonia entre Moscou e Buenos Aires e acrescentou que as posturas de ambos os países frente à maioria dos problemas internacionais são coincidentes ou próximas. A Argentina compartilha nossa avaliação da situação na Ucrânia. Nossas posições são muito próximas.

Há algumas semanas, o presidente da Rosatom, Sergei Kiriyenko, ressaltou o interesse de sua corporação em ampliar a cooperação com a América Latina, ressaltando que a região é uma das prioridades de desenvolvimento da companhia. Em visita ao Brasil, para reunião dos Brics, Putin deverá tentar um acordo semelhante com Dilma Rousseff.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of