RUSSIA E ARMÊNIA FECHAM ACORDO PARA SEGURANÇA NUCLEAR
Armênia e Rússia assinaram um acordo intergovernamental para intercâmbio de informações relacionadas à segurança nuclear e radiação. O acordo, assinado nesta quarta-feira(7), prevê a ampliação da vida útil da unidade 2 da usina de Metsamor. Com as obras previstas para terminarem em 2019, a instalação gera cerca de 35% de toda a energia da Armênia e deve ter sua vida útil estendida em mais 10 anos.
O tratado, que atende as recomendações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para uso pacífico da energia nuclear, determina que os países devem trocar informações constantes sobre a segurança nuclear e o nível de radiação de suas usinas.
A ampliação da vida útil da unidade será feita pela estatal russa de energia nuclear, a Rosatom, e será dividida em duas etapas. Na primeira fase será feita a inspeção completa dos equipamentos – mais de 100 especialistas vão analisar cerca de 4,5 mil equipamentos –, bem como será desenvolvido o planejamento para a extensão da operação. Num segundo momento será feita a implementação do projeto, que prevê pesquisas, cálculos, novo design, engenharia, instalação, entre outras atividades.
Deixe seu comentário